Friday, October 30, 2009

PARA DECO

Há algum tempo venho tentando escrever algo sobre meus familiares. A vontade é muita, mas falta aptidão. Então a gente fala pela voz do coração. Hoje lembrei-me do Vanderlei (Deco para nós). A mente divaga e retorna ao tempo de criança, nossas “peladas” de futebol pelo Prata inteiro, ora aqui, hora acolá. Nosso tempo vivido no “Seminário Nossa Senhora de Fátima” (Ginásio Sant’Ana) em Itaúna, onde tivemos uma experiência em morar fora de casa aos dez anos de idade e ficar até um ano sem ver os familiares. Eu, mole como sempre, chorava de saudades quase todo dia. Mas valeu, vivemos um aprendizado de disciplina, organização, respeito ao próximo, que pode ter nos ajudado.
Voltando ao Prata pelos idos de 1963, Deco foi para Timóteo (morar com o Tio Arzelino e a Tia Ivone) e estudar Metalurgia, trabalhando por muitos anos na Acesita, onde exerceu cargos de chefia com muita seriedade e disciplina, obtendo respeitabilidade dentro da empresa, havendo ajudado diversos conterrâneos a serem admitidos na firma, encaminhando-os profissionalmente na vida.
Pois bem, neste período, casou-se com a Carmem (em 1974) resultando deste casório: Carla, Carime e Carlos.
Isto todos nós já sabemos, mas sobre Deco quero expressar a gratidão de nós outros (os irmãos), porque temos a consciência que a gratidão compreende sentimentos de fraternidade e companheirismo. É um sentimento que se frutifica, é uma emoção espontânea.
E é este sentimento que temos para com você: GRATIDÃO.
Você não faltou hora nenhuma em nossa vida familiar. Que bom! E ainda trouxe, junto ao ato de estar presente em tudo, outros sentimentos como amor, ternura, fidelidade e amizade.
Quando um filho serve aos pais ou um irmão ajuda aos outros, há um quê de nobreza no ato praticado.
Então você tem a alma nobre, porque há muito tempo descobriu que servir não tem contra – indicação. Basta amar.
É mano!... Estou, com a aquiescência dos outros, tirando o chapéu para você.
Você é motivo de orgulho para nós!

Ailton Petrônio de Castro