Friday, May 31, 2013

ENVELHECER

Envelhecer não é ver no espelho o mal que o tempo fez àquele rosto lindo que você tinha. Isto é se diminuir em torturas. Envelhecer é compreender que o tempo faz um excelente trabalho de aprimoramento, transformando-lhe a cada dia...e tudo que se transforma, é agradável, desejável, interessante. Porque a maturidade é a borboleta.
Gi Stadnicki. ♥

CANTADA DIGITAL

Deixe-me passar meu raio laser em seu código de barras!...

Thursday, May 30, 2013

CONTRA A DISCRIMINAÇÃO

Dizer que alguém é " gay ", não faz de você mais hétero.

FILOSOFIA

Se a gente falasse menos,  talvez compreendesse mais.

Wednesday, May 29, 2013

RELACIONAMENTO HUMANO

A convivência com o próximo não é tão simples. Se entre irmãos que são pessoas que têm origem comum,  as falhas emergem, entre estranhos é inevitável, razão pela qual ocorrem atitudes  que não foram bem pensadas e situações em que as pessoas se ferem.

A paciência e a compreensão fazem grande diferença em qualquer tipo de relacionamento.

As pessoas trazem consigo a genética e o comportamento que tinham no ambiente imediatamente anterior em que viviam.

Nós, possivelmente não tenhamos a cultura de evitar a evolução de um problema ou de determinada situação falando com o outro de forma adequada, objetivando a correção.

É importante que cada pessoa consiga discernir o que é realmente relevante,  não trazendo á tona pequenas coisas irritantes.

As pessoas têm  um desejo natural de tentarem melhorar; portanto, reconhecer este esforço do outro é sumamente necessário. Então, esquecer a lista dos erros do outro e parar de remoer o passado é o primeiro passo.

Outro fato que ocorre com certa frequência é o ato de retaliar. É do ser humano revidar quando alguém nos machuca (vê-se muito isso em jogo de futebol). Elaborar um arquivo de ofensas e dores tornou-se natural, mas continua sendo perigoso.

Entretanto, embora saibamos, não admitimos as boas qualidades de nosso próximo, seja ele amigo, vizinho, colega de trabalho ou de escola, parente ou até mesmo cônjuge.

Assim, ficamos sabendo que o perdão inicia sua trajetória na mente (racional) e termina no coração (emocional).

Temos que dar uma ordem de " pare " ao nosso comportamento de agarrar-se às nossas próprias feridas, cedendo espaço para o respeito e para o apreço, fugindo da raiva e do ressentimento, cuidando para não sufocar quem conosco convive, uma vez que o homem mal humorado é antes de tudo " um chato" . 

Ore, ore muito.

E, finalmente, evitar postar-se como vítima,  é reconhecer que somos humanos, e portanto, passíveis de cometer erros.

FILOSOFANDO

Quando  interessa  a elas, algumas pessoas adquirem miopia, rouquidão e amnésia. Quando o interesse se desfaz; enxergam melhor do que antes, falam  pelos cotovelos e recuperam rapidamente a memória.

Tuesday, May 28, 2013

ATENÇÃO

O amor não está na posse, está na apreciação.

ATENÇÃO COLEGAS DE TRABALHO

“Dona Afunda era uma mulher ocupada. Trabalhava na SuaBeleza, uma empresa de cosméticos na sessão de embalagens. Há 11 anos, durante 8h por dia, inspecionava 7100 embalagens de batom para certificar a ausência de defeitos. Não podia se distrair. Não podia conversar. Não podia perder um detalhe das tais embalagens de batom. Dona Afunda era uma mulher ocupada. 

Desgostosa do trabalho, as horas de almoço serviam de descarrego. Reclamava da empresa, reclamava do chefe, reclamava dos colegas de trabalho, reclamava da linha de produção, reclamava da falta de oportunidade, reclamava das coitadas das embalagens de batom. Eram tantas as lamúrias que mal dava tempo para almoçar. Reclamava, até, da falta de tempo para reclamar. Dona Afunda era uma mulher muito ocupada. 

Setembro era o mês das promoções. A empresa exigia que os funcionários tivessem participado, ao menos, de dois cursos internos, escolaridade compatível e que tivessem conseguido bater as metas do ano. 

Os cursos internos eram ofertados gratuitamente, no entanto, fora do horário de trabalho. A participação era opcional. Dona Afunda achava um absurdo e sempre pedia que seu colega Seu Mérito fosse para que depois a ensinasse o conteúdo. Seu Mérito foi promovido. Dona Afunda, mesmo muito ocupada, continuou a inspecionar embalagens. 

Quando fez 10 anos de empresa, a SuaBeleza ofereceu para Dona Afunda uma bolsa de 20% na Faculdade Viva Feliz. Dona Afunda passou a bolsa para a Dona Aproveitosa, afinal de contas, estudar depois do trabalho seria cansativo demais. Dona Aproveitosa ganhou aumento depois que concluiu a graduação. Dona Afunda, muito ocupada, não pode fazer a faculdade e, por isso, também não pode participar do plano de incentivo anual. 

Para Dona Afunda, a empresa tinha obrigação de lhe dar um bom chefe e que este traçaria sua guinada profissional. Para esta senhora, 11 anos de trabalho eram mais que necessário para que ela continuasse apenas olhando a qualidade de simples embalagens. Ninguém fez nada por Dona Afunda. E ela continuava a se ocupar em apenas reclamar. 

Ai, Dona Afunda era mesmo muito ocupada. Ocupava, e muito, em não se ocupar e, apenas, esperar.

Dona Afunda chegava muito cansada em casa e ficava com preguiça de rezar antes de dormir. Pedia, então, que sua mãe rezasse por ela. Sua mãe foi para o céu. Dona Afunda para o inferno.” 

Você tem que ser o protagonista da sua vida profissional. Não deposite a responsabilidade das conquistas em meros figurantes. O papel deles é outro. O papel deles é apenas contextualizar. Fazer a cena dar certo é dever seu. O que você, caro leitor, está esperando? 

A carreira é sua. A escolha de ir para o céu ou para o inferno também.

Fonte: Revista Incorporativa

Monday, May 27, 2013

VERDADE

Não perca tempo desejando quem não te quer.

DISCERNIMENTO

Se você tem que correr atrás de alguém, é porque ele esta fugindo de você.

REALIDADE

Quem deseja sua companhia, não anda a frente, nem atrás; caminha a seu lado

Sunday, May 26, 2013

COVARDIA

É mais fácil sussurrar conselhos " às escondidas" do que arriscar os méritos na " posição de ataque ".

DISCERNIMENTO

Perdedores que aplaudem, vencedores que choram.

SER HUMANO

Nem sempre o homem quebra-se vítima de uma força exterior, mas sim de uma debilidade interior.

A VIDA NOS ENSINA QUE . . .

O amor não é o encontro de orgasmos e sim de almas.

AOS MEUS FILHOS

O caráter das pessoas é definido por suas atitudes, não por suas palavras.

EQUILÍBRIO

Se um homem mora no passado, isso é apagar o presente. Mas se um homem ignora o passado, pode apagar o futuro. As sementes do nosso destino se alimentam das raízes do nosso passado.

CONTROLE EMOCIONAL

Dizem que para ser eficiente é preciso agir com força e determinação . . .  Mas o que você ganha com uma coisa dessas ?  No final a gente embarca numa ação cheia de ira. Isso é próprio dos tolos. Entram em jogo forças que não podemos controlar . . . Nem podemos nos separar. . .  Se formos sábios, só nos resta um caminho para seguir : o certo é não fazer nada. E tudo irá se resolver.

COMPLEXO DE VIRA-LATAS

Evite a hiper-sensibilidade quanto à opinião alheia.

FILOSOFANDO

Depois de você, as outras são as outras, e só.

Friday, May 24, 2013

PARA VOCÊ

Você fez o meu pouco transformar-se em muito.

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A : Joaquim Rebello Horta, pratiano da gema, casado com Da. Judith ( um amor de pessoa), tiveram os filhos  Maria Helena, Maria de Lourdes, Glorinha, Juditinha, Silvinha,  Magali, Miriam, Márcia, Antônio Luis, Paulinho, Zezé e Joaquim Afonso. Comerciante antigo no Prata, era proprietário da Casa Horta, ramo de móveis e eletrodomésticos. Homem trabalhador e bastante comunicativo. Foi correspondente do Banco Mineiro da Produção, que depois virou agência, e também do Banco Comércio e Indústria, uma vez que naquela época eram raras as agências bancárias pelo interior do Estado, usando-se a figura do correspondente bancário, atividade geralmente exercida por um comerciante conceituado da cidade.

Thursday, May 23, 2013

LIDERANÇA

1. O chefe critica a pessoa. O líder critica um comportamento específico e sugere alternativas de melhora.

2. O chefe impõe suas normas ao grupo. O líder ‘convence’ (em outras palavras, ‘vence em conjunto’) a equipe de seu ponto de vista. (E o líder sabe transformar um simples grupo numa verdadeira equipe...).


3. O chefe usa o poder indiscriminadamente, na linha do ‘manda quem pode e obedece quem tem juízo’. O líder sabe que ter o poder não lhe dá, automaticamente e em todas as situações, o direito de usá-lo. Sabe que o verdadeiro poder não mostra poder.


4. O chefe vê o imediato, apenas reagindo a cada momento. Privilegia o urgente. O líder vê à frente, tem os pés no chão e os olhos no futuro. Sabe que ser supervisor implica em ter uma ‘super-visão’. Privilegia, sem esquecer o urgente, o que é verdadeiramente importante.


5. O chefe quer resultado. O líder quer resultado com gente engajada e realizada.


6. O chefe tem medo de gente competente, porque sabe que poderá perder seu lugar a quem é melhor. O líder prepara, motiva, educa. E, principalmente, dá o exemplo.


7. O chefe monologa, não ouve. O líder sabe que a liberdade e participação são a cola que une ainda mais o time. Está atento a todos e converte o que ouve em ação e comprometimento.


8. O chefe quer clones de si, perfeitos e infalíveis. O líder estimula a diferença de opiniões e admite que se possa tentar, errar e aprender com isso. Em outras palavras, o chefe quer pessoas que pensem como ele. O líder quer pessoas que pensem com ele.


9. O chefe se curva aos poderosos. O líder trata a todos como pessoas, independentemente de quem sejam.


10. O chefe é anzol que pesca funcionário desprevenido. O líder é rede de segurança que o impede de cair.



Um líder não nasce pronto: aprofunde-se no tema, leia, faça cursos, inspire-se em pessoas especiais. Você pode vir a ser um deles, na escola, na empresa, no condomínio, na família, na comunidade.

Por fim, afaste-se de lugares que confundem autoridade com autoritarismo. Isso não dura muito. Muitos vaidosos executivos, ‘chefes durões’ de algumas grandes empresas que conheço, ainda não perceberam que a porta pela qual entraram é giratória.

TIRE SUA CONCLUSÃO

"O gerente de uma empresa, furioso por motivos particulares, descarregou sua raiva em um funcionário. 

Este funcionário chegando em casa gritou com a esposa, dizendo-lhe que ela estava gastando demais.


A esposa aborrecida, com ódio, esbravejou com a 

empregada porque o café estava ralo.

 Por sua vez,  a empregada, super chateada, e assustada deixou cair-lhe das mãos um prato com comida. 


Já enraivecida chutou um cão que lambia o chão onde ela catava os cacos do prato. 


O cão enfurecido correu para a rua e mordeu a perna de uma mulher que passava. 


A mulher foi até a farmácia tomar injeção anti- rábica e ao ser picada no braço gritou com o farmacêutico porque sentiu dor.


 O farmacêutico, aborrecido, foi para casa e descontou seu mal humor na esposa alegando que o jantar estava mal feito. 


Então, a esposa, pacientemente, num gesto de compreensão, tocou-lhe o ombro dizendo que ficasse calmo e que faria um jantar melhor. Abraçou-o para que o marido relaxasse e tranquilizasse.

Wednesday, May 22, 2013

PREVCidade


A PREVCidade é uma unidade de atendimento que presta serviços previdenciários preferencialmente nas localidades onde não existe uma Agência da Previdência Social. O seu objetivo é facilitar a vida do cidadão, evitando que ele tenha que fazer deslocamentos para procurar o INSS. Estas unidades são instaladas por meio de Convênio entre o INSS e a Prefeituras Municipal. Para saber o que é necessário para formalizar o convênio, basta consultar a Resolução nº 9, de 17 de abril de 2006.
Serviços Prestados:
- orientação e informação em geral;
- inscrição e alteração dos dados cadastrais do contribuinte individual;
- atualização de cadastro de benefícios;
- análise e recebimento de documentos;
- agendamento e controle de realização de perícia médica;
- habilitação de representante legal;
- recebimento e análise de pedidos de recursos e revisão;
- solicitação de cessação de benefícios;
- recebimento, análise, conferência e formatação de todos os requerimentos.
Há anos temos insistido com os administradores e políticos de nossa Cidade no sentido de instalarmos um atendimento do INSS. Unidade  que atenderia Prata, Dionísio e Goiabal, cerca de 35 mil habitantes. Pois bem, agora temos a oportunidade clara de fazê-lo. Basta que o Município disponibilize uma sala para o INSS, equipamentos e alguns funcionários, despesa que pode ser rateada entre as três cidades, desde que haja um líder para tomar a frente do projeto, comunicando-se coma Gerência Regional do INSS em Itabirito – MG.
A Gestão Pública não pode ater-se apenas a obras de concreto, esquecendo-se da obra humana. Um trabalhador rural para aposentar-se, tem que sair de sua localidade, às vezes distante da sede do Município mais de 30 km, trazendo testemunhas, ir a João Monlevade, enfrentar fila, arcando com despesas de passagem e alimentação, e muitas vezes chegando ao Prata tão tarde que nem consegue retornar à zona rural,  onde reside. Isto sem mencionar as situações de afastamento por acidente ou doença, perícias médicas além da solicitação de aposentadoria dos filiados à Previdência Urbana.
O PREVCidade disponibilizará todo este atendimento em nossa própria Cidade.
ESTAREMOS AGUARDANDO UMA AÇÃO CONCRETA POR PARTE DA PREFEITURA E DA CÃMARA.

ABRAÇO

Este é para abraçar você que está lendo. Quando bem apertado, ele ampara tristeza, combate incertezas, sustenta lágrimas, diminui o medo. Se for cheio de ternura, ele guarda segredo, divide alegria, protege, é carinho e aconchego. Abraço é pequena oração de fé, força e energia que nos fortalece.

Tuesday, May 21, 2013

VIVER

Em cada pôr-do-sol há muitos motivos para viver e várias razões para agradecer.

Monday, May 20, 2013

CASOS, CAUSOS & ACASOS

                             AMIZADE SÓLIDA

Dia desses, perambulando pela adolescência lembrei-me de como iniciei a minha participação na vida social de nossa comunidade.

Aos treze anos, recém-saído do colégio Nossa Senhora de Fátima da cidade de Itaúna, tímido e acostumado à rigidez dos internatos, tive algumas dificuldades, mas sempre aparece alguém com quem a gente  se identifica, e nos ajuda.


Foi o que aconteceu, fiz amizade com um colega um pouco mais velho do que eu, que tinha como características a retidão do compromisso, a franqueza, a independência de dizer o que pensava e uma certa facilidade para reconhecer quando entendia que havia errado ou feito alguma avaliação precipitada.


Lembro-me bem onde e quando ele me disse que ia casar... falei assim : "Cê não tá novo demais? Vinte anos apenas". Mas o amor falou mais alto, e isto já deve ter quarenta e cinco anos, e tudo deu certo para o casal.


É uma pessoa com quem sempre pude contar, com opiniões, ensinamentos e até "algum" emprestado na hora dos apertos.


Trabalhamos juntos por dezessete anos. Tomamos nossas cervejas juntos, e quando ele brindava, dizia assim : "dasbruxasandhouseandvolkswaguenaum" (não me perguntem, não sei o que significava).


Certa ocasião fomos juntos à Praia no Espírito Santo, de trem, levei oito cruzeiros e uma penca de bananas. Era o auge da "Jovem Guarda", cantávamos, ríamos, e muitas gozações.


Pois bem o tempo passou, mantivemos nossa amizade até hoje, embora as obrigações com o trabalho e com a família tenha nos distanciado um pouco, a confiança permaceu intacta.


Meu abraço e muito obrigado!... Geraldo Rosa Júnior (Gelinho)

FILOSOFANDO

O silêncio é a resposta mais eloquente que se pode obter. Não insista com sonhos irrealizáveis e nem persista com o impossível. Se não for agora é porque não tem de ser. E então...Vida que segue.

RELACIONAMENTO PESSOAL

A doçura no trato, a elegância e a gentileza, somadas ao respeito pelo outro compõem o que mais se aprecia no ser humano: A EDUCAÇÃO.

RENATO

Tenho uma frase sua bem gravada em meu subconsciente, de quando era criança: "Pai, pai, paiêé!... eu tô com medo, posso dormir com você? (Hoje você não tem mais medo e não precisa mais dormir comigo, mas o meu colo continua aqui para você...Sempre)

RESPEITO AOS PAIS

Sempre fui meio frágil de virtudes e pleno de defeitos, mas se há algo que tenho certeza que não fiz foi desrespeitar meus pais, o máximo que pratiquei,  foram algumas  atitudes mais severas, todas em função da preservação da saúde deles, já quando mais idosos e a teimosia insistia em prosperar. Este peso não carregarei.

Sunday, May 19, 2013

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A : José  Maria Ferreira de Morais, casado com Da. Rutinha, pai de Sonia, Vera, Leny, Juca, Rachel, Laurinha e Naya, foi Delegado de Polícia no Município por muitos anos, embora agisse sempre  com o  coração de pai. Comerciante de peças para veículos também por muito tempo com a 
assessoria do Urgel Lima. Zé Morais foi participativo na política do Município, havendo sido Presidente do PMDB por muitos anos. Era uma pessoa querida por todos nós, e dele costumava-se dizer que tinha a aparência de um Coronel do Exército, com o coração de um Juiz de Paz bem caridoso.

Saturday, May 18, 2013

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A : João Pereira da Rocha, o Sô Gico. Era casado com Da. Inês Lana. Pai de Nazinha, Helena, Inezinha, Sávio, Fábio e João Lana. Legítimo representante do Distrito de Ilhéus do Prata na política pratiana. Foi vereador e  Fundador do Sindicato Rural  Patronal de São Domingos do Prata. Participou da fundação do Nacional Esporte Clube. Católico fervoroso, trabalhou em favor dos menos favorecidos com a Conferência São Camilo de Léllis por um bom tempo. Membro fundador da Cooperativa de Leite do Município na década de 50. Pessoa que era sempre ouvida no tocante aos problemas da Comunidade, por tratar-se  de um ser humano íntegro, de muito bom senso e sobretudo conciliador.

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A :  Sô Inhô Gomes, marido de Da.Iaiá, pai de Marcinho, Cezinha, Ieda e Titita.Foi nosso Prefeito, infelizmente faleceu em um acidente de carro junto com a sua esposa, chegando em BH, próximo ao trevo de Sabará. Foi uma consternação geral na cidade. Homem simples e amável, dava na gente um abraço carinhoso. Era agrimensor prático e comerciante. Fundador do Nacional Esporte Clube. Querido por todos os pratianos, de uma retidão e de um caráter que iluminava até as crianças. Lembro-me que eu era seu fã. Bondade nele transbordava.

Friday, May 17, 2013

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A : Felipe Semião. Comerciante de visão  avançada, seu Bar era a rodoviária do Prata. Por anos a fio, junto com Da. Petita, administrou o Bar e o  Hotel Semião . Construiu diversos prédios no centro da cidade, um empreendedor nato. Em seu Sítio indo para a Colônia, construiu uma casa ao estilo do Palácio da Alvorada, inclusive com piscina, coisa inédita no Prata àquela época. Um trabalhador incansável   que impulsionou a nossa cidade numa época muito difícil.

PARA VOCÊ...

Sabe aquele dia lindo, cheio de coisas boas? Pois é, é este que venho te desejar.

Thursday, May 16, 2013

A JANELA DA SAUDADE

HOMENAGEIA HOJE A : Leandro Coelho Linhares ( Nonô Lelé ). Tento fazer alguns registros para que não  nos percamos na história e não tenhamos o reconhecimento com quem trabalhou por esta Cidade, em épocas muito difíceis. Nonô Lelé ( pai de Manuelito, Raimundo, Zezé, Vitória, Vilma e  Verinha ) era casado com Da.  Judite da família Ferreira Nunes, simplesmente um " amor " de pessoa, e fazia cada doce de leite com chocolate que eu nunca mais vi. Nonô Lelé era neto de Sô Leandro da Baixada, portanto sobrinho neto do Pe. Pedro Domingues. Foi Vereador atuante e trabalhou muito para a instalação do Curso Normal (  Magistério ) na Escola Estadual  Marques Afonso, uma vez que na época era Governador do Estado o seu correligionário de UDN, o Dr. José de Magalhães Pinto, que o recebia sempre no Palácio da Liberdade. Criou também a Escola do Selva. Participou da fundação da Cooperativa de Leite e do Nacional Esporte Clube. Homem atuante na comunidade, pessoa de caráter ilibado e que infelizmente nos deixou muito cedo.

BRISA CONFIDENCIAL

O vento que passou por aqui ensinou-me a voar. Um vento chamado. . .

Wednesday, May 15, 2013

LADA

É mana você está bonita. Veja se manda um pouco de charme para mim . . . risos

A JANELA DA SAUDADE


HOMENAGEIA HOJE A : Sô Joaquim Caldeira, que foi Encarregado Geral da Prefeitura de nossa Terra, havendo prestado relevantes serviços ao Município, numa época extremamente difícil, com receita financeira muito pequena, onde fez sobressair o seu esforço e sua capacidade criativa na solução dos problemas rotineiros. Para conhecimentos dos mais jovens, Ele era dos Gomes do Prata, casado com Da. Nazinha, pai de João Batista, Zé Ilton, Joaquim, Consolação, Marlene e Soninha.


BEM ESTAR

Quanto mais você se livra do ódio, do rancor, da mediocridade, da melancolia em sua vida, mais a felicidade se torna notória no seu semblante... Pessoas que vivem para prejudicar o próximo  são melancólicas, tristes, envelhecidas, pois o negativismo constante só atrai maus fluídos, inclusive na sua aparência...


 Obrigado, Senhor, por estar  me conduzindo a esta compreensão da vida,  para que eu possa transformar-me  em uma pessoa imune a pensamentos negativos, totalmente liberta do ódio, do rancor, da vingança... Consciente que o passado é para ser esquecido e o presente é para ser vivido plenamente...

SINAL VERDE

Deixo sempre uma luz acesa dentro de mim para guiar os passos de quem, algum dia, vir a tomar um rumo que tenha como destino o meu coração.

Tuesday, May 14, 2013

O AMOR

"Existe um momento absolutamente preciso para que as coisas aconteçam. Momento que muitas vezes não depende somente da nossa vontade e que não podemos controlar. Acalmar as emoções é a primeira forma de acelerar nosso crescimento interior. Paciência abre a visão, nos dá tempo para acessar o futuro; gentilmente pensar. Um dia quando  menos esperamos,  acontecerá de repente  . . .  "

SAUDADE É . . .

Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos.

Monday, May 13, 2013

A VIDA NOS ENSINA QUE . . .

O perdão também cansa de perdoar

RENATO E ROBERTA

Obrigado por poder ser o pai de vocês. Sempre que puderem tentem transformar o "preconceito" existente no mundo em "acolhimento" e eu sempre estarei cantando para vocês aquela letra musical: ... como é grande o meu amor por vocês..."

Sunday, May 12, 2013

URGENTE

É  que sejamos mais humanos e mais irmãos.

PARA REFLETIR

Datas mudam, estações mudam; e pessoas ?

FILOSOFANDO

O retrovisor é menor do que o para-brisa porque o caminho que vem pela frente é mais importante do que o que ficou para trás.

INATINGÍVEL

Há algo em mim, que ninguém,  nem nada poderá tocar : a minha esperança

O VALOR DE CADA UM

Quanto vale uma nota de cem reais  ? Vale cem reais ! E se amassarmos esta nota, quanto ela passará a valer ? Cem reais ! E se a jogarmos  ao chão,  pisando sobre ela  , sabe o que acontece ? A nota continuará tendo o mesmo valor. Então, assim somos nós ! Muitas vezes enfrentamos situações em que somos dobrados, amassados e pisados. Por mais que queiram, nada e ninguém poderá tirar nosso valor. Deus nos fez com um valor incálculavel e único. Portanto, não podemos permitir que ninguém diminua nosso valor.

Saturday, May 11, 2013

VERDADE

Algumas pessoas apenas agem para parecer que se importam com você.

PRIVILÉGIO

Nunca é alto o preço  a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo.

BUSQUE SUA ESTRELA

Nada tome como eterno, porque o sempre é só a duração do hoje.

ZELANDO PELA MENTE

Simplificar significa eliminar o desnecessário para que o necessário se manifeste.

Friday, May 10, 2013

CASOS, CAUSOS & ACASOS

JOGO EM MARLIÉRIA

Em oito de junho de 1958, conta-me o grande goleiro do Nacional Breno Guimarães, com a concordância do Silvestre de Dona Lalá, que o Nacional Esporte Clube foi jogar uma partida de futebol,  em Marliéria, contra o time local.

Era Dia de Corpus Christi.

O Nacional era um time com menos de um ano de existência, com jogadores muito jovens à época, como Geraldinho de Euclides, Marcinho de Sô Inhô Gomes, Zé Márcio Monteiro, Sô Dito, Manuelito, Luis Pingota, Jesus Baianinho, Guta de Zé Mário, Bereco do Gandra e outros. Partida iniciada, jogo duro, sol escaldante, o time de Marliéria comandava as ações, bem entrosado  e jogava em casa. Além disso, contava com um jogador especial, o Padre Gustavo Lage, pároco local, jovem à época e bom de bola, que jogava com a batina enfiada no calção. Os jogadores do Nacional respeitavam muito o Padre, e com isso ele estava jogando livre, bem a vontade, armando muito bem o meio de campo do Clube de Marliéria. 

Pois bem, o treinador do Nacional era o saudoso Agostinho Santiago ( irmão do Frei Thiago ), que a pedido do meu pai, Nô Barbeiro ( então Presidente do Nacional ) colocou o Silvestre para jogar o segundo tempo. Antes dele entrar, meu pai o chamou e  disse assim : " marque o padre, chegue junto, senão  vamos perder o jogo". Não deu outra, numa jogada mais forte o Pe. Gustavo saiu de campo sentindo o tornozelo, e não retornou.

O jogo terminou 2 a 1 para o Nacional, e à noite quando o ônibus do Prata saia da cidade, a procissão de 
Corpus Christi era comandada por um padre mancando muito, devido à falta sofrida no jogo.

Anos depois, o Pe. Gustavo Lage veio a ser pároco no Prata, e dizia para o meu pai : " É Nô você mandou me tirar do jogo hein ?. . . para seu time não perder né ? 

E meu pai ria a vontade com essa história.

DESEJO

Que a brisa da manhã invada-nos a alma, abençoando nossa vontade de ser feliz, nosso desejo de boas notícias, nossa busca pela paz. E assim, com a alma acariciada pelo sopro de Deus, dediquemo-nos a tudo que é sagrado, tudo que encanta, que dá esperança, . . . gestos comuns, triviais, mas carregados de amor.

VISTA CANSADA

Se eu morrer, morre comigo um certo modo de ver, disse o poeta. Um poeta é só isto : um certo modo de ver. O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. Vê não vendo. Experimente ver pela primeira vez o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos familiar, já não desperta curiosidade. O campo visual da nossa rotina é como um vazio.

Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta. Se alguém lhe perguntar o que é que você vê no seu caminho, você não sabe. De tanto ver, você não vê. Sei de um profissional que passou trinta e dois anos pelo mesmo hall do prédio do seu escritório. Lá estava pontualíssimo, o mesmo porteiro. Dava-lhe bom dia e às vezes lhe passava um recado ou uma correspondência. Um dia o porteiro cometeu a descortesia de falecer. 


Como era ele ? Sua cara ? Sua voz ? Como se vestia ? Não fazia a mínima idéia. Em trinta e dois anos nunca o viu. Para ser notado o porteiro teve que morrer. Se um dia no seu lugar,  estivesse uma girafa, cumprindo o rito, pode ser que também ninguém desse por sua ausência. O HÁBITO SUJA OS OLHOS e lhes baixa a voltagem. Mas há sempre o que ver. Gente, coisas, bichos.E vemos ?  Não, não vemos.

Uma criança vê o que o adulto  não vê. Tem olhos atentos e limpos para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez o que, de tão visto, ninguém vê. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria mulher, isso existe às pampas. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. 

É por aí que se instala no coração o monstro da indiferença.

FILOSOFANDO

O ginecologista é o único homem que não pode viver sem mulher.

MEU AVÔ DIZIA QUE ...

Prisão de ventre só se resolve com motivo de " força maior ".

Thursday, May 09, 2013

ENVELHEÇO

Quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar.

CRESCENDO

Que crescer não significa fazer aniversário.

APRENDENDO

Aprendi que se aprende errando.

DESPEDIDA

Se eu soubesse que nunca mais veria você, teria lhe dado um abraço bem mais forte.

ABOBRINHAS & MENTIRAS

- Pode deixar que eu te ligo.

- Esse carro nunca foi batido, só fica na garagem. 

- Você sempre foi o único.

- Não vou contar pra ninguém.

FELICIDADE

É compreender que recebemos esta existência para aprender e não para exigir.

AMANHÃ PODE SER TARDE

Se está bravo com alguém e ninguém faz qualquer coisa para consertar a situação. . . Conserte você.

TEM GENTE

Que tem cheiro de cafuné sem pressa.

A VIDA NOS ENSINA QUE...

Não precisamos de um "Vai dar tudo certo"... E sim de um "Eu vou estar aqui, até quando as coisas derem erradas".

PROTEÇÃO

Onde estiver... Deus te guarde! Por onde andar... Deus te guie! O que decidir... Deus te ilumine! E todos os dias... Deus te abençoe!

FALTA DE ÁGUA

É o fator número um da causa da fadiga durante o dia.

LEMBRE-SE ( COM HUMOR )


Sempre há alguém com um emprego pior do que  o seu. Ex : Piloto de prova de laboratório de supositórios.

PROPENSÃO A MUDANÇA

A mulher casa com o homem esperando que um dia ele mude, mas ele não muda. Já o homem casa com a mulher esperando que ela nunca mude, mas ela muda.

O QUE É QUE SÓ AS MULHERES ENTENDEM

As outras mulheres

DESORDEM NO TRIBUNAL

JUIZ : Qual a data de seu nascimento?

RÉU : 15 de julho

JUIZ : Que ano?

RÉU : Todo ano.


NOITE INESQUECÍVEL

Satânico é o que penso  de você. Desejo apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelas mordidas sem escrúpulos. Deixaste em meu lençol a prova  do que aconteceu. Esta noite de esperarei com avidez e só descansarei quando livrar-me de ti. Pernilongo  FDP.

VIAJANDO PELA FELICIDADE

Trabalhe como se você  não precisasse de dinheiro.

Ame como se nunca tivesse se machucado.

Auxilie como se fosse rotina.

Não coma e beba como se fosse a última vez. 

Brinque como se fosse criança, junto a seus filhos.

Perdoe como gostaria que fosse perdoado.

E dance como se ninguém estivesse olhando.

Wednesday, May 08, 2013

VIGILÂNCIA

Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras.

Vigie suas palavras,  porque elas se tornarão atos.

Vigie seus atos, porque eles se tornarão hábitos.

Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter.

Vigie seu caráter, porque ele será seu destino.


PEDIDO DE UM FILHO

Pai, não me dê tudo que eu peço, às vezes peço só para obter e não porque precise.

SOLIDÃO

A pior, é não estar confortável  consigo mesmo

ÚNICA ALTERNATIVA

A única maneira de mostrar a um tolo que ele está errado é deixar que ele faça como quiser.

AMIGO

É a pessoa que sabe tudo sobre você e ainda te quer bem.

A MENTE

O que ela não compreende, idolatra ou teme

SEJA

Generoso em elogiar, cauteloso em criticar.

A PALAVRA MAIS IMPORTANTE

Nós

A PALAVRA MENOS IMPORTANTE

Eu

AS SEIS PALAVRAS MAIS IMPORTANTES

Admito que o erro foi meu.

SURURU

Pode significar uma grande briga. No Nordeste, entretanto, é um molusco que rende pratos bastante apreciados.

ESPERANÇA

"Tudo o que acontece no universo tem uma razão de ser; um objetivo. Nós como seres humanos, temos uma só lição na vida: seguir em frente e ter a certeza de que apesar de às vezes estar no escuro, o sol vai voltar a brilhar." (Beata Irmã Dulce)

REFLETINDO

A vida é feita de momentos. Momentos que temos de passar, sendo bons ou ruins, para o nosso próprio aprendizado. Nunca esquecendo do mais importante: nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer nossa parte da melhor forma possível. A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita no que tem que ser.

Tuesday, May 07, 2013

AMOR E FÉ

" O amor, por ser transcendente, não é passível de uma definição, não há palavras, expressões que possam qualificá-lo, mas vale uma comparação: amor é como a fé, não há necessidade de explicá-la, apenas sentimos a paz de espírito, a serenidade e a alegria em nossos corações e mentes!" 
                            
                                                                           (Eduardo Aquino)

Monday, May 06, 2013

JESUS, FAMÍLIA E BONS AMIGOS

Este é o tríduo que sustenta a vida de qualquer ser humano.

Na própria vinda de Jesus à Terra ele teve José e Maria, assim como também teve amigos que se tornaram seus seguidores e posteriormente apóstolos. Isto prova a importância da família e da amizade.

Assim somos nós neste mundo, precisamos deste apoio que nunca deve ser atingido por interesses materiais, já que aqui estamos apenas de passagem.

Como é salutar, saudável e aconchegante ter a presença de familiares e amigos em nossas vidas, pois fortalecem-nos nas dificuldades e mais do que tudo, têm a facilidade de perdoarem nossos erros e incentivarem-nos ao recomeço.

Reafirmo sempre que quando nos entregamos nas mãos de Deus e contamos com os pais, irmãos, tios e primos, para nos incentivarem e amigos que nos dão ombros, estamos recebendo a maior "graça" que um ser humano pode necessitar.

É preciso que não deixemos que a tecnologia do mundo moderno ou a diferença de educação da vida atual não elimine esta importante e imprescindível relação de convivência que recebemos de herança dos nossos antepassados.

Esta é a premissa que alimenta nossa vida e ela se origina da expressão "Amai-vos uns aos outros como a ti mesmo".

RECADO

Com você eu sinto o céu aberto, quero ter você bem mais que perto.

A QUEM AMO

" Que haja sempre brilho nos teus olhos, verdade nas tuas palavras, felicidade no teu sorriso, humildade nos teus pensamentos, sabedoria nas tuas decisões, carinho nas tuas atitudes, amor no teu coração e o principal :  Deus na tua vida". Desejo-te toda felicidade que essa vida possa te oferecer..."

RENASCER

Nunca me perco no caminho da volta, porque voltar é sempre uma viagem de recomeço.

Friday, May 03, 2013

NINGUÉM É PERFEITO

Todos nós sabemos que nenhum ser humano é perfeito.

Os pais não são perfeitos.

O chefe não é perfeito.

Os empregados não são perfeitos.

Os clientes não são perfeitos.

Os fornecedores não são perfeitos.

O cônjuge está longe do ideal de perfeição.

Os filhos também não são perfeitos.

E, principalmente, nós também não somos perfeitos.

Todo mundo sabe disso. Então, por que queremos encontrar no outro a perfeição? Estamos fazendo uma viagem de aprimoramento, e a imperfeição faz parte desse processo evolutivo. Por mais virtudes que alguém tenha, cometerá, em algum momento da vida, pequenos deslizes.

Roberto Shinyashiki

PARADA OBRIGATÓRIA

A "travessia do Nô"
É um momento inesquecível
A gente anda devagar, conversa, ri
E conclui que ser feliz é possível

Dizem que quando é mulher
Que o transporta
Ele faz corpo mole
Vai de-va-ga-ri-nho...

É porque conhece bem
Que mulher é só carinho!

Às vezes pára o trânsito
Pra se ajeitar, se empinar
E nessa parada obrigatória
A certeza da vida transitória

Transitória, sim
Porém passível de realizações
Ver Nô naquele banco
Sorrindo, conversando

Tentando viver melhor

Alegra inúmeros corações

E assim no vaivém
Do nosso querido Nô

Não vai faltar quem o conduza
Pois ele é muito, muiiiiiiiiiiiiiito amor!

( Inês Torres - em homenagem a Nô Barbeiro )

Thursday, May 02, 2013

EU

Após longos anos trabalhando com Contabilidade, passei a morar, em minha imaginação, entre o verde da natureza e os bichos de nossa fauna. Por alguns anos também lecionei Literatura. Li alguns livros na solidão da cidade. Montei minha pequena biblioteca. Estudei Direito, sonho antigo de amor pela justiça. Com uma cabeça e um só corpo, vivo mil vidas na imaginação . Não sou do campo e muito menos da cidade, apenas tento captar os sinais que a vida nos oferece, pensando num mundo melhor.

A VIDA EM UM SEGUNDO

Em um segundo você pode sentir...

A tristeza, a ansiedade da espera, a solidão e a alegria da vitória.

Em um segundo você pode...Sorrir, amar, buscar, compartilhar, esperar, crer, vencer.  Também em um segundo você pode fazer uma pessoa feliz.

Basta um segundo pra você entender que a vida é feita de segundos e a cada segundo descobrimos que lembramos de pessoas especiais.

BOM RELACIONAMENTO

"Não é o amor que sustenta o relacionamento. É o modo de se relacionar que sustenta o amor!"

COMPARAÇÃO

Uma pessoa fútil equivale a um cavalo chucro.