Sunday, March 30, 2014



COMO A MEDICINA DA DOENÇA FUNCIONA
Aos 30 anos, você tem uma depressãozinha, uma tristeza meio persistente: prescreve-se FLUOXETINA.
A Fluoxetina dificulta seu sono. Então, prescreve-se CLONAZEPAM, o Rivotril da vida. O Clonazepam o deixa meio bobo ao acordar e reduz sua memória. Volta ao doutor.
Ele nota que você aumentou de peso. Aí, prescreve SIBUTRAMINA.
A Sibutramina o faz perder uns quilinhos, mas lhe dá uma taquicardia incômoda. Novo retorno ao doutor. Além da taquicardia, ele nota que você, além da “batedeira” no coração, também está com a pressão alta. Então, prescreve-lhe LOSARTANA e ATENOLOL, este último para reduzir sua taquicardia.
Você já está com 35 anos e toma: Fluoxetina, Clonazepam, Sibutramina, Losartana e Atenolol. E, aparentemente adequado, um “polivitamínicos” é prescrito. Como o doutor não entende nada de vitaminas e minerais, manda que você compre um “Polivitamínico de A a Z” da vida, que pra muito pouca coisa serve. Mas, na mídia, Luciano Huck disse que esse é ótimo. Você acreditou, e comprou. Lamento!
Já se vão R$ 350,00 por mês. Pode pesar no orçamento. O dinheiro a ser gasto em investimentos e lazer, escorre para o ralo da indústria farmacêutica. Você começa a ficar nervoso, preocupado e ansioso (apesar da Fluoxetina e do Clonazepam), pois as contas não batem no fim do mês. Começa a sentir dor de estômago e azia. Seu intestino fica “preso”. Vai a outro doutor. Prescrição: OMEPRAZOL + DOMPERIDONA + LAXANTE “NATURAL”.
Os sintomas somem, mas só os sintomas, apesar da “escangalhação” que virou sua flora intestinal. Outras queixas aparecem. Dentre elas, uma é particularmente perturbadora: aos 37 anos, apenas, você não tem mais potência sexual. Além de estar “brochando” com frequência, tem pouquíssimo esperma e a libido está embaixo dos pés.
Para o doutor da medicina da doença, isso não é problema. Até manda você escolher o remédio: SILDANAFIL, TADALAFIL, LODENAFIL ou VARDENAFIL, escolha por pim-pam-pum. Sua potência melhora, mas, como consequência, esses remédios dão uma tremenda dor de cabeça, palpitação, vermelhidão e coriza. Não há problema, o doutor aumenta a dose do ATENOLOL e passa uma NEOSALDINA para você tomar antes do sexo. Se precisar, instila um “remedinho” para seu corrimento nasal, que sobrecarrega seu coração.
Quando tudo parecia solucionado, aos 40 anos, você percebe que seus dentes estão apodrecendo e caindo. (entre nós, é o antidepressivo). Tome grana pra gastar com o dentista. Nessa mesma época, outra constatação: sua memória está falhando bem mais que o habitual. Mais uma vez, para seu doutor, isso não é problema: GINKGO BILOBA é prescrito.
Nos exames de rotina, sua glicose está em 110 e seu colesterol em 220. Nas costas da folha de receituário, o doutor prescreve METFORMINA + SINVASTATINA. “É para evitar Diabetes e Infarto”, diz o cuidador de sua saúde(?!).
Aos 40 e poucos anos, você já toma: FLUOXETINA, CLONAZEPAM, LOSARTANA, ATENOLOL, POLIVITAMÍNICO de A a Z, OMEPRAZOL, DOMPERIDONA, LAXANTE “NATURAL”, SILDENAFIL, VARDENAFIL, LODENAFIL ou TADALAFIL, NEOSALDINA (ou “Neusa”, como chamam), GINKGO BILOBA, METFORMINA e SINVASTATINA (convenhamos, isso está muito longe de ser saudável!). Mil reais por mês! E sem saúde!!!
Entretanto, você ainda continua deprimido, cansado e engordando. O doutor, de novo. Troca a Fluoxetina por DULOXETINA, um antidepressivo “mais moderno”. Após dois meses você se sente melhor (ou um pouco “menos ruim”). Porém, outro contratempo surge: o novo antidepressivo o faz urinar demoradamente e com jato fraco. Passa a ser necessário levantar duas vezes à noite para mijar. Lá se foi seu sono, seu descanso extremamente necessário para sua saúde. Mas isso é fácil para seu doutor: ele prescreve TANSULOSINA, para ajudar na micção, o ato de urinar. Você melhora, realmente, contudo... não ejacula mais. Não sai nada!
Vou parar por aqui. É deprimente. Isso não é medicina. Isso não é saúde.
Essa história termina com uma situação cada vez mais comum: a DERROCADA EM BLOCO da sua saúde. Você está obeso, sem disposição, com sofrível ereção e memória e concentração deficientes. Diabético, hipertenso e com suspeita de câncer. Dentes: nem vou falar. O peso elevado arrebentou seu joelho (um doutor cogitou até colocar uma prótese). Surge na sua cabeça a ideia maluca de procurar um CIRURGIÃO BARIÁTRICO, para “reduzir seu estômago” e um PSICOTERAPEUTA para cuidar de seu juízo destrambelhado é aconselhado.
Sem grana, triste, ansioso, deprimido, pensando em dar fim à sua minguada vida e... DOENTE, muito doente! Apesar dos “remédios” (ou por causa deles!!).
A indústria farmacêutica? “Vai bem, obrigado!”, mais ainda com sua valiosa contribuição por anos ou décadas. E o seu doutor? “Bem, obrigado!”, graças à sua doença (ou à doença plantada passo-a-passo em sua vida).
Fonte: Carlos Bayma Med

Wednesday, March 26, 2014

30. Pare de ser ingrato. – Não importa o quão bom ou o quão ruins as coisas  estejam, acorde todo dia grato pela sua vida. Alguém em algum lugar está desesperadamente lutando pela própria vida. Ao invés de pensar naquilo que falta, tente pensar em tudo aquilo que você já tem e que quase todo mundo sente falta.


29. Pare de focar naquilo que você não quer que aconteça. – Foque naquilo que você quer que aconteça. Pensamento positivo está na dianteira de todo grande história de sucesso. Se você acordar toda manhã com o pensamento de que algo maravilhoso acontecerá na sua vida hoje, e você prestar muita atenção, você com frequência descobriá que tem razão.
EQUILIBRE AS PREOCUPAÇÕES – A preocupação não removerá os obstáculos do amanhã, mas removerá as delícias do dia de hoje. Um modo de verificar se algo vale o esforço de super ponderar a respeito é se fazer a seguinte pergunta: “Isso importará daqui a um ano? Três anos? Cinco anos?”. Se não, então não é nada que valha o esforço de preocupar-se.
Impossível tentar ser tudo para todos. – Alcançar isto é impossível, e tentar apenas te levará ao esgotamento. Mas fazer uma pessoa sorrir PODE mudar o mundo. Talvez não todo o mundo, mas o mundo dela. Então estreite o seu foco.
Pare de culpar os outros pelos seus próprios problemas. - A dimensão com que você conseguirá realizar seus sonhos depende da dimensão com que você assume responsabilidade pela própria vida. Quando você culpa os outros pelo que você está passando, você nega responsabilidade – você dá aos outros poder sobre aquela parte da sua vida.
25. Pare de agir como se tudo estivesse bem, quando não está. – É perfeitamente normal desmoronar por um breve período. Você nem sempre precisa fingir que é o mais forte, nem constantemente tentar provar que tudo está indo bem. Você tampouco deveria se preocupar com o que os outros pensam – chore se precisar – é saudável colocar suas lágrimas para fora. Quanto mais cedo você o fizer, mais cedo você estará apto a sorrir genuinamente de novo.
Não ouse  tentar alcançar a perfeição. – O mundo real não recompensa o perfeccionismo, ele recompensa as pessoas que conseguem fazer as coisas.
Pare de negligenciar a beleza dos pequenos momentos. – Aproveite  as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e descobrir que elas eram as grandes coisas. A melhor porção da sua vida será composta dos pequenos e inomináveis momentos que você passa sorrindo junto de alguém  importante pra você.
Evite  fazer as mesmas coisas de novo e de novo sem uma pausa. - A hora certa de respirar profundamente é quando você não tem tempo pra isso. Se você continuar insistindo no que está fazendo, você vai continuar obtendo o mesmo resultado. Às vezes, você precisa se distanciar um pouco para ver as coisas mais claramente.
 Pare de perder tempo se explicando aos outros. – De toda forma, seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar. Apenas faça o que seu coração aponta como o caminho certo.

NÃO DEIXE QUE ALGUÉM TE REBAIXE AO NÍVEL DELE – Recuse-se em baixar os seus padrões de qualidade para acomodar aqueles que se recusam a elevar os deles.
NÃO GUARDE RANCOR. – Não viva a sua vida com ódio no coração. Você acabará machucando a si próprio muito mais do que as pessoas que você odeia. Perdoar não é dizer “o que você fez de errado comigo não tem importância”, é dizer “eu não vou permitir que o que você fez comigo seja a ruína eterna da minha felicidade”. Perdoar é a resposta… desapegue, encontre paz e liberte-se! E lembre-se, o perdão não é apenas para as outras pessoas, é para si mesmo também. E você deve perdoar-se, seguir em frente e tentar fazer melhor na próxima vez.
NÃO SINTA PENA DE SI MESMO – As “bolas com efeito” da vida são jogadas por um motivo – para mudar o seu caminho numa direção que se destina a você. Você pode não ver ou entender tudo no momento em que isto acontece, e pode ser difícil. Mas pense naquelas “bolas curvas” negativas que foram jogadas para você no passado. Você frequentemente perceberá que no final elas te levaram a melhores lugares, pessoas, estados de espírito, ou situações. Então sorria! Deixe todos saberem que hoje você é mais forte do que era ontem, e então você será.
ELIMINE A INVEJA  – A inveja é a arte de contar as bençãos alheias, ao invés das próprias. Pergunte-se  o seguinte: “O que é que eu tenho que todas as outras pessoas desejam?”
Evite  rejeitar novas relações por que as antigas não funcionaram. – Na vida você perceberá que existe um propósito em conhecer cada pessoa que você conhece. Alguns testarão você, outros te usarão, e outros te ensinarão. Mas, o que é mais importante, alguns despertarão o que há de melhor em você.
13. Pare de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas. – Relacionamentos devem ser escolhidos com sabedoria. É melhor estar só do que em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se alguma coisa deve ser, ela acontecerá – no seu tempo certo, com a pessoa certa e pela melhor das razões. Se apaixone quando estiver pronto, não quando estiver solitário.
Evite pensar que você não está pronta. - Ninguém realmente se sente 100% pronto quando uma oportunidade aparece. E isto acontece porque as mais grandiosas oportunidades na vida nos forçam a crescer além das nossas zonas de conforto, o que significa que não estaremos totalmente confortáveis, no início.
PARE DE FICAR OCIOSO - Não pense demais ou você criará um problema que nem existia, para começar. Avalie as situações e tome ações decisivas. Você não pode mudar o que se recusa a encarar. Progredir envolve assumir riscos. Ponto! Vocẽ não pode andar até a segunda base e manter o seu pé ainda na primeira.
10. Pare de procurar a felicidade exclusivamente nos outros. – Se você não está feliz com quem você é por dentro, você tampouco será feliz em um relacionamento de longo prazo com quem quer que seja. Você precisa criar estabilidade na própria vida em primeiro lugar, antes que possa compartilhá-la com mais alguém.
NÃO TENTE COMPRAR FELICIDADE  - Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que, as coisas que realmente nos satisfazem, são totalmente grátis – amor, risadas e trabalhar naquilo que nos apaixona.
Não se repreenda  por velhos tropeços. - Nós podemos amar a pessoa errada e chorar sobre as coisas erradas, mas não importa o quão erradas as coisas se tornem, uma coisa é certa, os enganos nos ajudam encontrar a pessoa e as coisas que são certas para nós. Todos cometemos enganos, temos tropeços e mesmo nos arrependemos das coisas em nosso passado. Mas você não é seus enganos, nem seus tropeços, e você está aqui AGORA com o poder de definir o seu dia e o seu futuro. Toda e cada coisa que aconteceu na sua vida está te preparando para um momento que ainda virá.
7. Pare de ter medo de cometer erros. – Fazer algo e falhar é ao menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso deixa uma trilha de falhas atrás de si, e cada falha é um passo rumo ao sucesso. Você acaba se arrependendo muito mais das coisas que NÃO fez, do que daquelas que fez.
6. Pare de se apegar ao passado. - Você não pode iniciar o próximo capítulo da sua vida se você continua relendo o anterior.
 Pare de tentar ser alguém que você não é.  – Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo em um mundo que tenta fazê-lo igual a todos os outros. Alguém sempre vai ser mais bonito, alguém sempre será mais esperto, alguém sempre será mais jovem, mas eles jamais serão você. Não mude para que os outros passem a gostar de você. Seja você mesmo e as pessoas certas vão amar quem você é de verdade.
 Pare de colocar as suas necessidades em segundo plano. – A coisa mais dolorosa é perder-se de si mesmo no processo de “amar” alguém demais, e esquecer de que você é especial, também. Sim, ajude aos outros, mas ajude-se também. Se existe um momento para correr atrás de sua paixão e fazer algo que realmente importa para você mesmo, este momento é agora.
Não minta  para si mesmo. – Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não consegue mentir para si mesmo. Nossas vidas melhoram apenas quando arriscamos encarar as oportunidades, e a primeira e mais difícil oportunidade que podemos encarar é sermos honestos conosco mesmos.
Evite  fugir dos seus problemas. – Encare-os de frente. Não, não vai ser fácil. Não há ninguém no mundo capaz de sair ileso de cada pancada que leve. Não é esperado que estejamos aptos a imediatamente resolver quaisquer problemas.  Simplesmente não somos feitos desta forma. Na verdade, somos feitos para nos irritarmos, nos entristecermos, nos machucarmos, tropeçarmos e cairmos. E é por isto ser a razão mesma de viver – encarar problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isso é o que efetivamente nos molda na pessoa que nos tornamos.
NÃO PERCA SEU TEMPO COM PESSOAS ERRADAS A vida é muito curta para perder tempo com pessoas que sugam a sua alegria para fora de você. Se alguém quer você em sua vida, eles vão criar espaço para você. Você não deveria ter que lutar por um lugar. Nunca, jamais insista em aparecer diante de alguém que subestima o seu valor. E lembre-se, seus verdadeiros amigos não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está vivendo seus melhores dias, mas sim aqueles que permanecem mesmo nos piores momentos.

QUEIRA ...


  • 'Queira um homem que deite no seu colo, de um jeito meio largado, meio descompensado, meio de quem pede ajuda. Por isso mesmo é que você deve se relacionar com alguém que traga um novo mundo pra juntar ao seu e que te mostre como os seus planetas ainda podem ser desalinhados de uma forma bonita. Procure um homem que te desperte da cama, do medo, dos pesadelos. Que te beije na testa com ternura e faça cafuné, mesmo sabendo que você odeia que enrolem o seu cabelo. Um homem desses que despenteiam, desses que deixam uma bagunça gostosa no meio campo. Queira um homem, um cara, um rapaz, seja lá o seu termo preferido, que tenha um olhar que não te atravesse. Alguém que vai olhar pra você e ver quem você é, sem construções idealizadas ou suposições construídas na fantasia. Sem olhares que atravessam e se desviam, que não encontram os seus olhos e caminham pelo seu corpo. Escolha os olhos daquele que sustenta o mundo quando te olha. Ele tem que ser forte, e talvez a força dele seja essa de te ajudar a dividir o peso do mundo nas costas, de te ligar no almoço pra dizer que tem "saudadocê ". E que se emocione com você de pijama acordando. Que te ache linda independente do seu manequim e que se orgulhe de você pelas suas conquistas do dia a dia, até aquelas pequenininhas como conseguir passar do primeiro dia da dieta. Encontre um homem que vá rir de você quando você fizer um escândalo por ter quebrado a unha ou por ter furado o dedo pregando um quadro na parede.Ele tem que ser do tipo que sabe que você não precisa dele, e por isso mesmo que fica. Valorize um homem pelo esforço dele, não só pelo resultado final. Você vai perceber que um homem que se esforça pra te ver feliz é um homem que vale mais do que qualquer outro. Desconfie de um cara sem defeitos. E aprenda: tipos perfeitos como os dos livros infantis não existem. O que existe são homens que, ao seu modo, conquistam você e fazem pender a balança pro lado das qualidades, enquanto você aprende a lidar com os defeitos.Deseje uma pessoa que adora a vida. Gente que é louca pela vida entende bem de liberdade, companheirismo, amizade e todos esses sentimento que só quem gosta de viver entende. Além disso, te garanto que gente assim tem um ótimo papo. Daqueles que não contam vantagem e ainda desenham na sua cabeça as cenas todas que alguém com muita paixão já viveu. Daqueles que fazem você se apaixonar sempre que falam da forma com que o mundo deles mudou desde que você chegou.Por fim, mas não menos importante, relacione-se com um homem que te ame em detalhes. Nos cartões das flores, na careta da self, na vez em que ele percebeu que você tinha cortado o cabelo antes de você falar, nos pedidos de comida às duas da madrugada quando ele percebe que você tá morrendo de nos pedidos de comida às duas da madrugada quando ele percebe que você tá morrendo de fome e abandonou a dieta, no anti-alérgico que ele carrega na carteira caso você precise. Conviva com quem te faça sentir que esse texto é pouco pra falar dele e te faça vontade de continuar a escrevê-lo, mesmo que você não seja lá muito boa com palavras, mesmo que você só saiba definir o que sente por ele como amor' .

38 ANOS DE DIFERENÇA IMPEDEM UMA PAIXÃO ?




Livro de ficção descreve abertamente o relacionamento entre mulher de 22 anos e homem de 60

Até que ponto uma paixão é capaz de mexer com a vida de alguém?

Alex estava tranquilo com sua vida. Esposa, dois filhos criados, um neto. Com a idade mais avançada, achava que não tinha nada mais a oferecer, não tinha a beleza de antes, nem o carro do ano, apesar de ser zero quilômetro, era popular. Mas ele já havia experimentado o apogeu da juventude, agora vivenciava o temível declínio do esplendor da virilidade. Isso até Luciana aparecer...

Em Fruto Proibido, novo livro publicado pela editora Pandorga, Alex, um homem de 60 anos, se vê preso nas garras de uma jovem mulher de apenas 22. “Ela desponta voluptuosa, tão bela e formosa como a lua rompendo ao alvorecer. De pequena estatura, mas com um corpinho curvilíneo exuberante. Algo agradável aos olhos, tal qual um bom colírio. Pode-se dizer que foi agraciada e privilegiada pela natureza”, descreve.

Os dois se conheceram no Hospital Dr. Asdrubal Patriota, onde ele já trabalhava. Luciana entrou para prestar serviços de controle de acesso das pessoas que circulavam pelo local. Ou seja, ela passou a ser praticamente a primeira pessoa que Alex via todos os dias. Ela era muito pertinaz e invasiva, e logo que conheceram, passaram a conversar diariamente sobre diversos assuntos, aumentando a intimidade conforme o tempo passava.

Surpreso com a desenvoltura e atrevimento da menina-mulher ao falar, em seus gestos e decisões, ele se viu seduzido e acabou se apaixonando por uma pessoa 38 anos mais jovem. O romance foi se desenrolando. Alex descreve em detalhes o desenrolar de seu envolvimento, fala dos ardentes encontros escondidos e das declarações e juras de amor que ela enfatizava. Compôs cartas e canções para ela – todas contidas em um CD anexo ao livro –, até que a história tomou um novo rumo.

Escrita por Gerald Nazareth, essa obra é para o leitor que já presenciou os impactos de uma grande paixão, sem limites de idade, sem espaço para o preconceito nem para tabus. Se assim é possível dizer, essa é uma ficção da vida real, uma vez que o autor se baseou em fatos que vivenciou, em histórias de amigos e com a ajuda de amigas para compreender melhor as características do universo feminino.

Tuesday, March 25, 2014

RECEITA DE CORAGEM

Supere obstáculos.
Esqueça o passado.
Motive-se
Socorra a quem precisa
Não pise em seu próximo
Busque a benção de Deus!

RECEITA DE BEM ESTAR

Elogio.
Aperto de mão.
Olhos nos olhos.
Perdão irrestrito.
Amizade.
Confiança.
Alegria.
Amor.
Sorriso.
Gratidão.
Respeito.
Trabalho.
Humildade.
Esperança sempre.
PERTO DE MORRER, UM HOMEM FEZ 3 PEDIDOS

1) Que seu caixão fosse carregado pelos melhores médicos da época.
2) Que os tesouros que tinha, fossem espalhados pelo caminho até seu tumulo.
3) Que suas mãos ficassem no ar, fora do tumulo e a vista de todos.

Alguém surpreso perguntou: Quais são os motivos?
Ele respondeu:
1) Eu quero que os melhores médicos carreguem meu caixão, para mostrar que eles não têm o poder de curar na face da morte.
2) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros, para que todos possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui ficam.
3) Eu quero que minhas mãos fiquem para fora do caixão, de modo que as pessoas possam ver que viemos com as mãos vazias, e saímos de mãos vazias, para morrer você não leva nada material ...

"TEMPO" é um tesouro precioso que nós temos. Podemos produzir mais dinheiro, mas não mais tempo!

O melhor presente que você pode dar a alguém é o seu tempo! Dedique mais do seu tempo para sua FAMILIA..

PAI

Tenho certeza que algum dia estarei ao lado do meu PAI ,  que foi a pessoa que mais me respeitou  nessa minha vida, eu sinto muita a sua falta, lembro-me bem da minha mão sobre os seus ombros, e já  fazem dez anos que você  viajou  numa noite de agosto. Laços infinitos de união, tesouro do meu coração.

Monday, March 24, 2014

UMA LIÇÃO DE VIDA





Uma senhora idosa, elegante, bem vestida

e penteada, estava de mudança para uma casa

  
de  repouso pois o marido com quem vivera 70

anos, havia morrido e ela ficara só…




Depois de esperar pacientemente por duas horas


 na sala de visitas, ela ainda deu um lindo


 sorriso quando uma atendente veio dizer que


seu quarto estava pronto.


A caminho de sua nova morada, a atendente ia


descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as


cortinas de chintz florido que enfeitavam a


 janela.




- Ah, eu adoro essas cortinas – disse ela com o


 entusiasmo de uma garotinha que acabou de


ganhar um filhote de cachorrinho.

- Mas a senhora ainda nem viu seu quarto…

- Nem preciso ver – respondeu ela. – Felicidade


 é algo que você decide por princípio. E eu já


 decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo


 todo dia quando acordo. Sabe, eu tenho duas


 escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama


 contando as dificuldades que tenho em certas


partes do meu corpo que não funcionam bem…


 ou posso levantar da cama agradecendo pelas


 outras partes que ainda me obedecem. Cada dia


 é um presente. E enquanto meus olhos abrirem, 


vou focaliza-los no novo dia e também nas boas


lembranças que eu guardei para esta época da


 vida. A velhice é como uma conta bancária:


 Você só retira daquilo que você guardou.


 Portanto, lhe aconselho depositar um monte de


alegria e felicidade na sua Conta de 


Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo


 depositando. Agora, se me permite, gostaria de


 lhe dar uma receita:



1- Jogue fora todos os números não essenciais


 para sua sobrevivência.

2- Continue aprendendo. Aprenda mais sobre


 computador, artesanato, jardinagem, qualquer 


coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.




3- Curta coisas simples.

4- Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o


 fôlego.

5- Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em 


frente. A única pessoa que acompanha você a


 vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, 


enquanto você viver.

6- Esteja sempre rodeado daquilo que você


 gosta: pode ser família, animais , lembranças,


 música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é 


o seu refúgio.




7- Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a.


 Se está instável, melhore-a. Se está abaixo 


desse nível, peça ajuda.

8- Diga a quem você ama, que você realmente o


 ama, em todas as oportunidades.

E LEMBRE-SE SEMPRE QUE:

A vida não é medida pelo número de vezes que


 você respirou, mas pelos momentos em que


 você perdeu o fôlego …

de tanto rir …

de surpresa …

de êxtase …

de felicidade!

Simples assim!!!




Autor desconhecido

ATENÇÃO

Não entre em guerra fraca... Completamente desnecessário.

VIDA

Estou tentando subir uma montanha cheia de espinhos, porque sei que lá em cima uma rosa espera por mim.

MÃE

Revi uma foto sua
Você ainda mocinha,
Percebi sua beleza infinda.
Fiel, dedicada, incansável, mostrando-nos de forma generosa este mundo.

Apontou caminhos,
Demonstrando que ser livre não é fazer o que se quer.

À noite, as preces nos ninavam.

Ah que saudade!...
Você não voltará
O pranto rola, meu peito explode
Porque agora convenci-me que tornou-se eternamente luz.

Wednesday, March 19, 2014

AOS MEUS FAMILIARES

Se tivesse que nascer de novo, queria nascer pobre do mesmo jeito, ter os mesmos pais, ter os mesmos irmãos, ter os mesmos filhos, pois amo minha família, que não é perfeita, mas somos felizes !

FILOSOFANDO

Em noites de lua cheia, janelas não dormem no escuro.

Monday, March 17, 2014

FILOSOFANDO

Não se deve humilhar o próximo só para testar o poder da sua ira.

SUGESTÃO

Quem desejar assumir atitudes machistas devia primeiro prestar vestibular para o Curso de Generosidade e Humanismo.

ORAÇÃO DA RECUPERAÇÃO

SENHOR, mesmo que faça algum tempo que não conversamos, estou aqui tentando acertar as coisas, então se não se incomodar, seria muito bom ter Vossa ajuda.

ORAÇÃO

SENHOR, obrigado por me mostrar bons caminhos e manter meus familiares presentes em minha vida. Amém.

FILOSOFANDO

Pessoas comuns não teem uma vida comum, elas não são como qualquer um.

AOS MEUS FAMILIARES

Uma canção não é uma canção até que seja cantada, um sino não é um sino até que badale e o amor não é amor até que você o distribua. Amo vocês.

CUIDADOS IMPORTANTES

Cuidemos bem de nossas famílias, no final é só isso que temos.

Um pouco de fé do tamanho de um grão de mostarda pode remover montanhas.

APRENDENDO

Se a fé me ensinou alguma coisa: É que todos merecem uma segunda chance.

SUA ATENÇÃO

Prefiro o seu sorriso a rosquinhas com recheio de geleia.

RESPONSABILIDADE

O fato de Deus nos perdoar não elimina as consequências de nossos atos.

POLITICA

O bom político não briga com a realidade.

DIGNIDADE III

"Mas uma hora a gente cansa de bater na porta de quem não abre."

CONHEÇA-SE

Se nos afastamos, sem desejos de volta, somos simplesmente deixados para trás e esquecidos...

PRESTE ATENÇÃO

Se alguém vir a se arrepender de alguma decisão e depois vier perguntar: -E agora, o que eu faço? Simplesmente responda: Não faz mais nem falta!

DIGNIDADE II

Quem não te procura, evidentemente  não sente sua falta. O acaso determina quem entra na sua vida, mas só você pode decidir quem fica nela. Então, valorize quem valoriza você e não trate como opção a  quem trata você como prioridade.

Sunday, March 16, 2014

VERDADE

Todos estão desesperadamente procurando a felicidade ao redor, sem saber onde ela está. Nossa felicidade está na felicidade das outras pessoas. Dê-lhes a sua felicidade e você vai ter a sua própria.”

Saturday, March 15, 2014

Meus cadernos

Primeira viagem do aço

                              O Brasil jamais fizera, até 1.967, qualquer exportação de aço. Todo ele, aqui produzido, era destinado ao consumo interno, juntamente com as tonelagens que importávamos dos Estados Unidos e de outros países. Neste ano, a USIMINAS resolveu quebrar a triste estatística e promover a primeira exportação de aço brasileiro. Seu destino era a Somisa, estatal argentina também ela produtora de aço, cuja usina se situava em San Nicolás, na margem do Rio da Prata.

                              E para celebrar o evento, que foi cantado em prosa e verso pelas classes produtoras brasileiras, a empresa promoveu uma visita de jornalistas, que chegariam a Buenos Aires abençoando a preciosa carga. A ideia do Dr. Amaro Lanari, presidente da empresa, foi desdobrada em uma programação muito bem elaborada.  Foram convidados vinte e cinco jornalistas e fotógrafos dos maiores órgãos de comunicação do país, incluindo professores e diretores de cursos superiores de jornalismo. Era uma equipe muito representativa de nossa informação. E quase na hora de embarcar o pessoal, entendeu a empresa de incluir mais um figurante, que representasse a Assembleia Legislativa do estado e sua Comissão recém-criada de Siderurgia e Mineração. Foi assim que a convite do Presidente Manoel Costa me vi envolvido naquela aventura acieira.

                              O programa era completo.. Começava com nossa visita às Minas da Cia Vale do Rio Doce, em Itabira, onde não só testemunhamos a extração mineral, o tratamento do produto e seu embarque naquela gigantesca composição com 173 vagões. Aí deixamos o ônibus e nos acomodamos confortavelmente no carro da diretoria, que foi plugado no “caboose”, último vagão da composição ferroviária. Trecho relativamente curto, que perlongava o Rio do Peixe e, em sequência, o nosso Rio Piracicaba, até o pátio da USIMINAS, em Ipatinga. Nada deixou de ser mostrado aos jornalistas, que perguntavam ao acompanhante da empresa cada detalhe operacional, iniciando pelo  “car dumper”,  que vira o vagão para esvazia-lo. Lá não faltou nada. A coqueria, a sinterização, os altos-fornos e aquelas cubas gigantescas, de dez toneladas de capacidade, lançando o gusa a mil e quatrocentos graus de temperatura dentro da aciaria.  Vimos os laboratórios, a correção composicional do produto e, por fim, o trabalho da laminação, brincando de jogar tênis com uma pequena bola de dez toneladas.  Para quem não havia tido, antes, a oportunidade de visitar uma usina siderúrgica, foi um impacto psicológico notável. A cada momento havia no ar uma expressão de admiração e surpresa, dita de uns para os outros, entre os visitantes. Assistimos, ainda, ao embarque do produto acabado na área ferroviária e desfrutamos de um lauto e generoso jantar, no velho Grande Hotel de Ipatinga.

                              Voltamos ao carro da diretoria, já engatado na composição ferroviária que levaria o produto ao porto e com as brumas da noite era só o estalar compassado das rodas nos trilhos e, em nosso vagão, a sinfonia dos companheiros no canto do truque, do 21 e do buraco. Até de madrugada.

                              Ficamos em Vitória vendo a carga dos navios. E para variar comendo tira-gosto de camarão. De muito camarão, que não deixou de produzir um bom estrago em alguns dos supimpas amantes do crustáceo.

                              Eram dois os navios contratados para a viagem. Um, bem novo, fabricado num estaleiro brasileiro, o “Pollux” e o outro uma navio sueco – ambos com a mesma capacidade de carga. Escolhi, por patriotismo, talvez, o navio brasileiro. Nele, estávamos treze jornalistas, eu e meu velho amigo Djalma de Azevedo, da USIMINAS, mas também companheiro da faculdade de direito. Fomos à noite para nossas cabines, já que nossa embarcação sairia às cinco horas da manhã- exatamente doze horas à frente do navio sueco.

                              Fui designado para viajar no camarote do empresário do navio. Era uma peça ampla, confortável e equipada com tudo para uma boa viagem. Não foi surpresa, quando no segundo dia no mar, chega o Humberto Motta, pedindo para acolhê-lo no largo sofá do camarote. O que ele realmente queria era sair lá de baixo, de um pequeno camarote ao lado do motor do navio, que espancava sua cabeça, impedindo-o de conciliar o sono. Depois dele vieram os outros companheiros que, com muito jeitinho, me solicitaram a mesa de jogo para fazerem suas rodadas de baralho. Assim, a viagem transcorreu entre celebrações lúdicas e etílicas de dia e à noite, sem faltar nas madrugadas. Aquilo só interrompia nos horários de refeição, que no navio cargueiro, em virtude do rodízio dos plantões da marinhagem, era servida a cada quatro horas. E, como o pessoal de bordo era majoritariamente do Nordeste, seis vezes por dia no refeitório geral era possível ter a indefectível carne de sol com farofa.

                              E mais cerveja, vinho e champanhe cujos estoques se esgotaram antes mesmo que a embarcação chegasse à foz do rio da Prata, onde tivemos mais um pernoite, já que os “práticos” que nos levariam rio acima até Buenos Aires, só trabalhavam até 16 horas.

                              O Comandante do navio, o veterano capitão Porciúncula, que às vezes nos afagava com um convite para acompanha-lo ao almoço, celebrava, diariamente, todos e cada um dos itens do regulamento e da tradição navais. Curioso foi constatar que ele, quarenta anos antes, comandara um ITA DO NORTE, que trouxera às Gerais, vindo do Piauí, a figura alegre e romanesca do Celius Áulicus, que estava conosco naquela viagem.
                              Preocupante no navio foi a questão de saúde. A bordo não havia médico, enfermagem e muito menos medicamento. Não havia talvez um único comprimido de Melhoral. Mas, antes de iniciar a viagem, eu passara em São Domingos do Prata e meu pai, médico cauteloso, que um dia fora convidado a ser médico de bordo numa linha francesa de vapores, colocou minha mala sobre a escrivaninha e começou a ocupar todos seus espaços disponíveis com amostra grátis para os mais variados acometimentos, que pudessem molestar na viagem.

                              Recordo-me de um dia em alto mar ter sido levado ao camarote do Afonso Celso Raso por alguns companheiros. Palavra que eu achei que ele ia morrer. Com aquela aparência – imaginei – ele seria uma baixa provável. Tinha uma mancha quase negra sob os olhos. E a esclera injetada de sangue, lembrava um filme de terror. A pele ictérica e seus cabelos, por sinal bem lisos, pareciam emplastrados de graxa. Ele só repetia uma frase: “eu quero morrer... eu quero morrer...”. Naquela altura devia já ter vomitado até a própria alma.

                              Peguei na mala um bom volume de amostras grátis e ajudado por alguns jornalistas começamos a ler e tentar interpretar o complexo e ininteligível palavreado das bulas. Foi assim que descobrimos antidepressivos e medicamentos para recuperação hepática. Foi o que lhe demos e pareceu ter dado certo, porque no dia seguinte o Afonso Celso, entre uma dose e outra de champanhe, estava de novo sentado na mesa de jogo.
                              Começamos a subir o rio da Prata, vendo a sinalização do canal navegável e ao chegar ao porto mais uma noite de plantão, decorrente do nosso tardio aportamento. Mas tudo valia como aprendizado da vida do navegante. A cada momento uma nova surpresa.

                              Mas surpresa de verdade tivemos ao desembarcar na manhã seguinte no “píer” de Buenos Aires. Imaginem quem se reuniu para nos dar as boas vindas. Foram exatamente os jornalistas que viajaram pelo navio sueco e haviam deixado o porto de Vitória doze horas atrás de nós. Mas como pode? Eles não passaram por nós. Não vimos hora alguma sua embarcação. E lá estavam eles, sorridentes e de braços abertos.

                              Na verdade, eles tinham sido vítimas de um incidente. Quando seu navio estava ao largo do porto do Rio de Janeiro, aproximadamente a duzentos quilômetros da costa, ocorreu uma explosão, que não só imobilizou a embarcação, mas, também, comprometeu todo o sistema elétrico de bordo, inclusive para efeito de comunicação com as autoridades portuárias e da eventual busca de socorro.

                              Ali ficaram eles. Paralisados e utilizando todos o seu respectivo colete salva vidas. Imagine-se aquela “troupe” iluminada à noite por lanternas e se preocupando já com a deterioração de alimentos congelados e, mais ainda, depois de trinta horas vendo a quebra da segurança psicológica de alguns.

                              O Leopoldo José de Oliveira, por exemplo, se agarrou com as duas mãos a uma trave metálica da estrutura do navio, de pé, imobilizado, olhos fixos no infinito, até que utilizassem as artes mágicas do Vinícius de Carvalho, da TV Itacolomy e da UFMG, que o hipnotizou com o que soltou a grade metálica e pode repousar.

                              No dia seguinte, horas tantas passadas, surge no horizonte um avião de nossa patrulha costeira. E o piloto sente logo que algo não ia bem. A duzentos quilômetros da costa, sem a tradicional esteira de espuma, tenta uma comunicação pelo rádio. Mas, para lembrar o poeta de Itabira, rádio não há mais... Baixando o aparelho, o piloto vê um marujo na torre do navio fazendo frenética sinalização de S.O.S. com as bandeiras nas mãos. Para tranquilidade do pessoal o avião faz uma longa curva e passa sobre a embarcação balançando as asas a dizer que demandaria por auxílio às autoridades marítimas.

                              Horas mais tarde comparece naquele ermo líquido um rebocador, que a todos coloca a salvo no porto do Rio. O que os jornalistas fizeram na imprensa da velha Capital foi uma verdadeira atoarda. A USIMINAS, agindo com rapidez, os coloca num voo internacional para Buenos Aires, onde gozaram merecido descanso.
                             
                              Foi o único incidente da primeira viagem do aço. Toda a programação se cumpriu na Argentina como previsto: entrevistas à televisão e jornais, visita à SOMISA, encontros com autoridades, “parrillas”, tudo mostrando que a boa iniciativa do Amaro Lanari viera para ficar. Tudo menos a realidade concreta de hoje, que vê nossa primeira exportadora de aço “em las manos de los Hermanos”.

                                                                          Paulino Cícero de Vasconcellos

Friday, March 14, 2014

Dedico a um alguém que de Deus recebeu uma nova chance, uma nova esperança. Não sei o que realmente sinto por tal pessoa, mas é algo forte, algo que transcende minha compreensão. Infelizmente ele não terá acesso tão logo a este verso, nem sei se um dia saberá que foi em sua homenagem, mas como dizia Vinicius de Moraes: que...
"Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."
(Soneto de Fidelidade)

Que Papai do Céu continue o abençoando sempre, que sua recuperação seja um sucesso e se já reluzia antes, que brilhe...brilhe muito mais agora. Um beijo grande.
Um dia sem querer
Veio com vento
Tocou meu peito
E tomou meu pensamento
Notícia grave
Fez-se meu maior tormento
Sopro da vida
Devolveu-me a esperança
De que um dia me ame
E me amando
Eu o ame
E nos amando
Sejamos um
Uno em sentimento.

Escondido atrás das moitas
No luar das madrugadas
Na escuridão do entardecer
Sobre a fumaça do cachimbo do Saci-Pererê
Algo nasce de um momento inesperado.

Fico enlouquecendo à noite inteira
Invisto nas desculpas esfarrapadas
Escondido quem sabe atrás do lixão
Algo nasce de um momento inesperado.

O que será que vai sair desse tudo
Uma vitamina ou uma loucura
Não sei ou sei lá!
Não posso parar porque mora ao meu lado
O amor inesperado.

PARA REJANE MARIA FERNANDES

SOU MUITO GRATO A DEUS POR TER ME DADO A CHANCE CONHECER PESSOAS QUE ME AJUDARAM NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL. TUDO QUE EU FIZER SERÁ POUCO PARA DEMONSTRAR A MINHA GRATIDÃO. A MINHA INSPIRAÇÃO HOJE É VC, A ANIVERSARIANTE DO DIA. CORAÇÕES GENEROSOS FOI O QUE DEUS COLOCOU EM MINHA VIDA. SÔ ONOFRE, MARIZA FONSECA E MARISA DOROTEA, ROMERO, REGINA, IVONETE, SERGINHO, PETRÔNIO FRAGUAS, BETH AMBRÓSIO, RITA ( ITABIRITO), EUNICE, SALOMÉ, EUSTÁQUIO, MARIA AMÉLIA, E TANTOS OUTROS QUE ESTOU CORRENDO O RISCO DE NÃO CITÁ-LOS MESMO SENDO IGUALMENTE MERECEDORES. FALEI TUDO ISTO PARA DIZER QUE VC É NOTA MIL, E A SUA FIDELIDADE E LEALDADE AOS AMIGOS É ALGO SÓLIDO COMO A NOSSA FÉ NO SENHOR. UM BEIJO NESTE IMENSO CORAÇÃO

A HISTÓRIA DE SANTA ISABEL



De: Jose Silvestre Pereira
Para: Os Conterrâneos de Santa Isabel (Distrito de Juiraçu)


 Revendo fotos postadas pela conterrânea Zara de Castro e outros, mostrando as antigas construções de Santa Isabel, despertou-me lembranças adormecidas da minha infância, naquele pequeno povoado, mas com grandes e inacreditáveis empreendedores, no comércio de lojas, bares,beneficiamento de café, arroz e milho. Empreendedores como os senhores Walfrido Perdigão, João Padeiro, Jair Perdigão, que movimentavam o comércio de tecidos e complementos. Pedro Padeiro com sua farmácia, Sr. Durães,Sr. Vicente (cunhado de Jair Perdigão), Sr. Gercino, Nonô de Faé, Sr. Geraldino que movimentavam outros tipos de comércio e o Sr. Zezinho de Tico com sua lanchonete. Dª Geninha,Agente de Correios, mantinha ainda uma pensão em sua residência. O Sr. Quinquim Pereira possuía uma bem montada máquina para beneficiar café e arroz movida hidraulicamente pelo pequeno riacho local. Sr. Zé Tavico que comerciava gado em toda região e com sua empatia conquistava a todos que o conheciam e ouviam seus “Causos” com alegria e gostosas risadas.
O Padre Agostinho, que além de Pároco, era grande atleta do Guarani F.C. (jogava com a batina presa na cintura) e movimentava as tardes de domingo com o jogo de futebol, previamente anunciado, após a missa. O campo enchia quando havia jogos regionais, amistosos, contra Macuco, Ilhéus, Gomes e Goiabal, sendo que contra este, era especial e sempre era marcado durante as férias dos estudantes que retornavam para visitas aos familiares. Estudantes estes sendo dois irmãos de Dedé de Paula: Nelson e José Silvério, dois filhos do Sr. Tavico: Odilon e Zequinha, três filhos de Luiz Pereira: Geraldo, Ivo e Silvestre, um filho do Sr. Gico: Sávio. Esses jogos eram sempre difíceis e o Guarani se impunha somando a juventude com os mais experientes como Dedé Tatá, Dudú Tavico, Zé Dolor, Zinho, Padre Agostinho e o excelente goleiro Mário de Beijo, davam muito trabalho aos adversários. Lembro-me ainda, que após o Padre Agostinho, veio o Padre Osvaldo, que com dinamismo movimentava as festas do Município. Dª Ita, vinha do Prata tocar harmonio e ensinava à Ambrósia, que viria ser sua substituta.

 Lembro-me ainda das tardes, quando vários fazendeiros regionais, chegavam em seus cavalos e se aglomeravam na sala do Sr. Luiz Pereira para ouvir “A Hora do Fazendeiro” da Rádio Inconfidência, pois somente o Sr. Luiz Pereira possuía gerador (pequena usina) de energia elétrica que também fornecia luz para a Igreja e para a casa de Da. Mariinha Padeiro, para fazer as hóstias. Enquanto isto, os meninos ficavam na rua em frente, brincando com os besouros e outros insetos que vinham de encontro à claridade da forte lâmpada na parte alta frontal do casarão. Pelo rádio, se ouvia Luiz Gonzaga com “Asa Branca” e “Mula Preta” que tocava nos intervalos das informações de interesse dos fazendeiros como: Sr. Nico Pimenta, Sr. Beijo, Sr. Nativo Rosa, Sr. Emílio Correia, Sr. Ozório Perdigão e outros cujo excesso de aniversários ,não me permitem recordar.

 Como informações para os mais jovens, Santa Isabel tinha na década de 40/50 o Cinema do Sr. Walfrido Perdigão,a Farmácia do Sr. Pedro Padeiro, Desnatadeira de Leite do Sr. Walfrido Perdigão, Fábrica de Fogos de Artifícios do Sr. Zé Cândido, Cartório do Sr. Pedroca Perdigão, Agência de Correios e Pensão de Dª Geninha, um Mestre de Obras o Sr. Domingos Honorato, uma Máquina de Beneficiamento de Café e Arroz de Quinquim Pereira, Forjaria (ferreiro) para fabricar colheres de ferro, panelas, ferraduras e outros do Sr. Leandro Borges, um Caminhão do Sr. Quinquim, para transporte dos produtos do Município e passageiros em cima dos sacos de café para Ponte Nova. Havia também profissionais tropeiros para a época das chuvas como Tio Zizito e Sr. Faé.

 Nesse tempo havia também uma Banda de Música, cujo maestro nas horas de folga, era o farmacêutico Sr. Pedro Padeiro. Recordo-me ainda da Rua de Cima, Rua de Baixo,do Altinho e do Caminho “VEIACO”, que tem uma história, cuja origem do nome, mostra a pureza e o caráter do seu povo mais humilde.

 Assim recordo-me de Santa Isabel e de seus “Causos”, como exemplo o de um dos filhos do Sr. Jove, que descia a rua puxando um burro pelo cabresto e quando passava pela porta da farmácia do Sr. Pedro Padeiro(que era um inveterado gozador),este, perguntou-lhe: “Onde vão vocês dois”. A resposta foi imediata: “Buscar capim para nós três”.