Saturday, August 27, 2016

CASOS, CAUSOS & ACASOS



O RESPEITO A INDIVIDUALIDADE E PRIVACIDADE DO PRÓXIMO



O tema é controvertido e por isto, motivo até de grandes divergências.

O fato é que as diferenças marcam o jeito de cada um de nós, sejam elas marcadas pela educação, herança familiar, convivência e outras experiências de vida. Pensar em mudar o outro é engano, pois represar por muito tempo os sentimentos pode fazer romper a barragem e inundar o relacionamento.

Aprender com o outro é uma coisa, querer mudar o outro é falta de respeito, paciência e capacidade de viver em sociedade.

Quanto à individualidade é preciso que os espaços de cada pessoa sejam preservados e protegidos. A individualidade é o momento de intimidade sob todas as formas, razão pela qual ninguém deve se intrometer.

É como dizem : " larga deu sô!"
A privacidade é vizinha da individualidade.

Há momentos em que a pessoa não quer companhia, como no ritual do banho, nos cuidados com o corpo (sobretudo a mulher), e de estar só em seu quarto para esta prática. É um direito de estar consigo, que não deve ser tolhido.

Importante frisar que a individualidade está longe do egoísmo; pois é respeitar seus próprios princípios, o espaço alheio. É se permitir pensar em si sem ferir outrem.

Qualquer relação amizade, namoro, casamento só será harmônica se cada um respeita o espaço do outro.

"Se cada pessoa cuidar da sua própria vida, o mundo será melhor, não perfeito, mas muito mais feliz."

"Cada um tem a sua própria impressão digital, suas vontades, seus pensamentos, suas manias, hábitos, dificuldades e dons; e se você quer ter suas fronteiras, comece respeitando as dos que lhe cercam."

Finalizando, dar sugestões, opiniões, críticas construtivas, compartilhar é bem diferente de invadir a vida do próximo, seja perguntando quem era ao telefone (?), vasculhando celular, investigando e-mails, fiscalizando cartão de crédito, reclamando de horários, insistindo para ir a um lugar e o outro ter que ir para agradar alguém ou até escolhendo de quem você deve ou não deve gostar, ser amigo (a) ou não. Particularmente, tenho um carinho especial pelas pessoas que meus pais gostavam e tento preservar esta amizade, porque sei que ela teve motivos para existir.

Para ter paz, ofereça-a também!
Fonte de pesquisa : Internet (Equipe Blog Temático)
Interpretação de Ailton Petrônio de Castro
OBS: ESTE TEXTO FOI ESCRITO PARA QUE EU MESMO POSSA APRENDER A REDIRECIONAR MEU COMPORTAMENTO . SOU O MAIOR INTERESSADO EM PRATICÁ-LO.