Saturday, August 27, 2016

RELACIONAMENTO RESPEITOSO



 Observamos  que na vida não há nada que consiga   irritar mais o nosso próximo  do que o desrespeito pelo que chamamos de alfinetadas ou cutucadas. No mundo de hoje temos  como procedimento não escolher nada para nossos filhos, tentamos  apenas ajudá-los em suas escolhas. Portanto, não há como  sentir-se  bem, quando alguém tenta subtrair o nosso direito intransferível de fazer escolhas, quer seja do ponto de vista social, político, religioso ou de simples simpatia. Com o passar dos anos a gente sente-se já "velho"  para suportar este tipo de invasão de privacidade por quem não tem este direito, pior, sem nenhuma cerimônia.O direito  ao silêncio, ir, vir, e até de não ir ou não vir, bem como fazer ou desfazer não é apenas uma garantia do cidadão, é sobretudo um direito do ser humano. A delicadeza de gestos ou a elegância das palavras é uma cortesia que se impõe. Portanto, quando chegamos a certa idade este tipo de liberalidade não concedemos  " a ninguém  e a nada " . Estamos  em pleno exercício do " jus sperniandi", ou seja do nosso direito de espernear.

 Por fim, calamo-nos , porque a vida já nos  ensinou que conforme as circunstâncias  " falar só se for para melhorar o silêncio".

Conclusão : Evite fazer xixi nas costas de seu próximo,  para depois não ter que desculpar-se  dizendo que está chovendo.