Friday, September 02, 2016

A VOZ DO PRATA, EDIÇÃO DE 12 DE NOVEMBRO DE 1944

"INDÚSTRIA, PRECISAMOS DE INDÚSTRIAS.

Nos dias que correm não há cidade, vila e mesmo simples povoações que não estejam progredindo vertiginosamente. No entanto, nossa cidade, se não tem retrocedido, estacionou.

Todos os cidadãos acompanham a marcha acelerada do progresso, e a nossa 'marca os passos' com a precisão absoluta de um relógio.

São fábricas de tecidos, usinas de açúcar, fábricas de laticínios, de balas, de doces, de calçados, de sabão e diversas outras por todos os recantos.

Em todos os lugares as indústrias se agigantam. O Prata nada.

É que em qualquer lugar parte os homens, principalmente os homens de dinheiro, possuem iniciativa, são dedicados aos lugares onde fizeram fortuna e, seguidos pelo povo, animados rompem as dificuldades e tornam-se vigas mestras do progresso da terra que lhes foi dadivosa.

Mas quando se deixam dominar pelo pessimismo, como no nosso caso, tudo se vai a perder, a partir do rico tempo, que não espera pelos atrasados.

E assim o Prata vai ficando para trás, enquanto em outras zonas, outras cidades disputam entre si a liderança. Os nossos homens de dinheiro, os nossos capitalistas que os temos as dezenas, precisam movimentar indústrias em nossa cidade. São inúmeras as que aqui podem ser exploradas com lucro e vantagem.

Com um pouco de boa vontade e alguma dosagem de patriotismo, será nossa cidade elevada ao lugar que de fato merece estar : no de uma das boas cidades mineiras."

Fonte : São Domingos do Prata - Eleições e Prefeitos - 1890-1947 - Edelberto Augusto Gomes Lima


obs....este texto foi escrito há 72 anos.