Thursday, September 29, 2016

CARNAVAL, MOTOCICLISTAS, CACHOEIRAS, ESPORTES RADICAIS, PASSEIO PELA MATA ATLÂNTICA, HISTÓRIA E CULTURA

 Além da hospitalidade de seus habitantes, São Domingos do Prata é uma cidade rica em belezas naturais, cachoeiras, trilhas, natureza preservada, casarões e fazendas históricas. Ocupando  uma área de 791 quilômetros quadrados, possui relevo em montanhas e ondulações. É também conhecida como uma das cidades mais festeiras da região, destacando-se a Festa de São Domingos de Gusmão, que acontece anualmente no fim de semana mais próximo ao dia 4 de agosto, quando são realizadas as homenagens ao padroeiro e o aniversário da cidade.

Além do Carnaval, o Festival Gastronômico, onde a população tem a oportunidade de mostrar a deliciosa culinária local, e as Cavalgadas realizadas em vários distritos, sendo a mais famosa realizada no Parque de Exposições são outros eventos que atraem visitantes de todo o Estado. No evento,   cavaleiros de toda a região concorrem nos concursos de diversas categorias.

E para completar o calendário de eventos da cidade, em maio é realizado o tradicional Encontro Nacional de Motociclistas, realizado sempre no mês de Maio, com o apoio da Prefeitura. Motociclistas de várias cidades do Estado e do Brasil enchem as ruas da cidade.

Principais Pontos Turísticos

São Domingos do Prata possui ainda várias opções para a prática do turismo ecológico, atrativos naturais, igrejas e fazendas:
Pedra do Quessé (Alto das Posses)
Mais conhecida como a Pedra do Vôo Livre, localiza-se a 12 quilômetros do Centro da cidade. Possui uma rampa para prática de vôo livre, utilizada em campeonatos mineiros da modalidade no mês de agosto. A pedra é excelente referencial para a prática de salto de parapente, oferecendo ainda mirante para turistas, trilhas ecológicas e de turismo de aventura.

PEDRA DA BALEIA

Localizada a 15 quilômetros de São Domingos do Prata, no conjunto geológico denominado Morro da Sela. É ideal para a prática de esportes radicais como rapel e escalada.

CACHOEIRA DO ALFIÉ

Possui grande volume de água e queda de mais de 10 metros de altura. Localiza-se na Fazenda Chapada, no distrito de Santana do Alfié. Sua extensão total chega a 1 quilômetro de água corrente. No local existem piscinas naturais formadas nas pedras e uma lagoa na queda final da exuberante cachoeira. É ponto de encontro de banhistas no verão.

IGREJA MATRIZ SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO

Possui arquitetura imponente, com imagens talhadas em madeira policromada e vitrais formados por mosaicos vindos de Portugal. No interior da igreja encontram-se imagens sacras.
FAZENDA NOZINHO PEREIRA
Fundada em 1787, possui oratório com pinturas do mestre Ataíde. Sua principal fonte de renda é a produção de leite e aguardente.

CARNAVAL

O carnaval é um dos melhores de toda a região, atraindo público das cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. Durante os quatros dias de folia a rua principal é transformada em uma grande passarela repleta de foliões. A primeira fase do Carnaval pratiano foi de um tempo romântico, dos blocos, cordões, do Zé Pereira, cujo maior animador era Olímpio Drumond. A segunda fase foi o animado Carnaval dos clubes, voltado para as classes mais abastadas, sem a participação do povo. A sociedade se reunia no Clube Recreativo Pratiano ou no Prata Tênis Clube.
Já o Carnaval de rua, o Carnaval do povão, começou no final dos anos 1970, principalmente com o bloco do sujo fundado por Duval Mendes Filho, com muitos jovens batendo latas pelas ruas da cidade. Nos anos 1980 houve uma tentativa frustrada de se fazer um desfile de escolas de samba. Mas a cada ano o bloco do sujo crescia sob a animação e dedicação de Márcio Moreira, o Bolão. Mas outros foliões como José Hilário (Laly) e Carlos Eustáquio (Suino) também são importantes para o crescimento da folia nas ruas do Prata. Sem esquecer de Serginho Xavier, Zé Maria, Zé Sérgio, Paquinha, Pita, Jaiminho, Boticão, Sacolinha, Túlio e muitos outros que transformaram o Carnaval pratiano num dos melhores do interior mineiro.

CACHOEIRA DO PEREIRINHA (KABANA CACHOEIRA)

Localiza-se na Fazenda Nozinho Pereira, a aproximadamente 7 quilômetros da sede do município, sentido Serra. Muitos turistas e visitantes fazem o trajeto a pé, o que permite admirar o belo visual do local. Aproveitando a mata ao seu redor foi construída uma área de lazer com duchas e piscinas naturais, além de um quisque com bebidas e comidas típicas.

IGREJA DE SANTANA DO (ALFIÉ)

Construída há 215 anos,a igreja possui afrescos do renomado pintor Ataíde.
IGREJA DO ROSÁRIO
Sua reconstrução, iniciada em 1883, pelo Padre Antônio Cordeiro Abrantes, durou 50 anos. Em seu acervo existem imagens centenárias em madeira policromada. A escadaria de acesso, construída em 1959, possui 152 degraus.

FAZENDA DO PAIVA

Uma das maiores produtoras de café de toda região nos anos 1940. Foi um dos locais pioneiros na produção de álcool combustível no país durante a Segunda Guerra Mundial. Localizada a 13 km da sede do município.
GRUPO ESCOLAR CÔNEGO JOÃO PIO
Construído em 1921, recebeu o nome de Grupo Escolar Cônego João Pio, em homenagem ao grande político e vigário Cônego João Pio, que na época muito trabalhou para o município.

FAZENDA PICA –PAU

Fundada em 1º de janeiro de 1894, suas principais fontes de renda sempre foram o gado leiteiro e a cana de açúcar.Hoje, devido à beleza da propriedade, é usada para realização de diversos eventos.

CAMINHOS RURAIS DA MATA ATLÂNTICA

São Domingos do Prata faz parte da área de abrangência do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas, além de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Ipatinga, Marliéria, Açucena e Timóteo. São quase 36 mil hectares de reserva contínua de Mata Atlântica e 150 lagoas, que conferem ao circuito a posição de terceiro maior complexo lacustre do Brasil, ficando somente atrás da região amazônica e do Pantanal.

Uma boa sugestão para o turista é o roteiro do trajeto ‘Caminhos Rurais da Mata Atlântica’. Após uma breve volta pela manhã na área urbana de São Domingos do Prata, segue-se para a Fazenda Cachoeira, onde é possível degustar e comprar um dos três tipos de cachaças artesanais produzidas no local e ainda ter uma ‘aula’ de todo o processo de fabricação da aguardente.

O passeio propicia ainda ao visitante apreciar uma autêntica e bela fazenda mineira, com uma capela que possui uma pintura do mestre Ataíde. Após umas doses da branquinha é só seguir para Alfié, com seus casarões históricos ainda preservados e a bela Igreja de Santana do Alfié. Mas, antes mesmo de chegar a Alfié, vale a pena registrar uma foto ao pé da Pedra da Baleia, cujo nome é justificado pelo seu formato.

Partindo pela estrada de Alfié, sentido a Marliéria, na rota da cachaça, podemos conhecer um outro tipo de aguardente, visitando a produção do tradicional Alambique Babilônia, para abrir o apetite antes do almoço. Logo depois, mais uma visita a uma tradicional fazenda da região, a Olaria, com produção de biscoitos e derivados de leite e apreciar um legítimo café da roça.

Entre uma visita e outra no Prata, você pode encontrar o belo artesanato de luminárias artesanais feito com raízes mortas e cascas de árvore na Escola de Artesanato e Fibras Naturais, além de artesanato em bambu.

ARTE E CULTURA

A Casa de Cultura Chiquito Moraes foi criada através do Decreto Municipal nº 103/2004 de 02 de julho de 2004. Seu patrono é Francisco de Paula Carneiro Morais “Chiquito Moraes”.

Com o objetivo de assegurar a cultura local, o acervo de tradições e também estimular as artes em geral, a Casa de Cultura Chiquito Moraes vem desenvolvendo vários projetos, associando Cultura, Educação e Arte. Vários cursos são oferecidos às crianças, jovens e adultos, totalizando 257 alunos que freqüentam diariamente a Casa, nos diversos cursos.

Orquestra Jovem, Coral Infantil, Grupo de Teatro, Guarda de Congo, Capoeira entre outros projetos coordenados pela Casa de Cultura têm trazido entretenimento à população pratiana.

Fonte: Especial Caminhos Gerais - História Turismo Economia