Monday, September 26, 2016

CELSO ADOLFO, MÚSICO DE CORAÇÃO BRASILEIRO

O músico e compositor Celso Adolfo também é pratiano. Em 1975 fez sua primeira apresentação interpretando suas composições na Escola de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ano seguinte apresentou-se ao lado de outros músicos no show de Paulinho da Viola no Teatro Chico Nunes, em Belo Horizonte. Em 1982 Milton Nascimento grava 'Coração Brasileiro', de Celso Adolfo, no seu disco 'Anima'.

O primeiro disco do compositor pratiano, lançado em 1983, também chamou-se 'Coração Brasileiro', produzido também por Milton Nascimento. No ano seguinte, Elba Ramalho gravou 'Azedo e Mascavo', autoria de Celso Adolfo, num arranjo dele e César Camargo Mariano. Em 1992, em parceria com Álvaro Apocalypse, compôs a trilha e passou a integrar as apresentações da peça 'Tiradentes', uma história de títeres e marionetes, escrita e dirigida por Álvaro Apocalypse e montada pelo Grupo Giramundo - Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte.

Em 1997, ao lado de artistas como Jorge Benjor, Martinho da Vila, Leo Gandelman, grupo Roupa Nova, o músico de São Domingos do Prata foi premiado com o Canta Brazil Award, em Nova York. O evento foi idealizado pela produtora de rádio Liggia Canjani, no Manhattan Center, que teve os 1500 lugares da casa completamente ocupados.

No ano 2000, Celso Adolfo ministrou oficinas de música no Rythmic Music Conservatory (RMS), em Copenhagen, além de shows na capital e interior da Dinamarca. Em 2006 participou do Projeto Pixinguinha, na Funarte, no Rio de Janeiro, junto com Jane Duboc e Maurício Carriglio. Também fez shows em Roraima, Amazônia, Pará e Maranhão. Em 2007 participou de encontros promovidos pela UFMG e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) no Circuito Estrada Real.