Monday, September 26, 2016

LELO ZANETI, UM DOS FUNDADORES DO SKANK

Marco Aurélio Moreira Zaneti, mais conhecido como Lelo Zaneti, nasceu em São Domingos do Prata, em 26 de dezembro de 1967. Fez curso de tradutor e intérprete, aulas de piano, baixo acústico e contrabaixo. Em conjunto com Samuel Rosa, Haroldo Ferretti e Henrique Portugal, fundou a banda Skank. É co-autor, entre outras, das músicas 'Garrafas', 'Resta um Pouco a mais', 'Te Ver' e 'Canção Noturna'. Normalmente em show ele usa um baixo semi-acústico Yamaha.

Em 1983, Samuel Rosa e Henrique Portugal começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto, junto com os irmãos Dinho (bateria) e Alexandre Mourão (baixão). Em 1991, o Pouso Alto conseguiu um show na casa de concertos Aeroanta, em São Paulo, mas como os irmãos Mourão não estavam em Belo Horizonte, o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti foram chamados para o show.

Antes da apresentação, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música de Bob Marley, 'Easy skanking'. A banda fez sua estréia em 5 de junho de 1991, e devido à final do Campeonato Brasileiro no mesmo dia, o público pagante foi de apenas 37 pessoas. Mas entre os presentes estavam Charles Gavin, dos Titãs, e André Jung, do Ira! Em seguida, a banda começou a tocar regularmete na churrascaria belo-horizontina Mister Beef, bem como nas casas noturnas Janis, Maxaluna e L'Apogee.

A proposta musical do grupo era transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira. O primeiro álbum, 'Skank', foi lançado de forma independente, em 1992, e despertou o interesse da gravadora Sony Music. O segundo disco, ' Calango', lançado em 1994, vendeu mais de 1 milhão de cópias. O disco seguinte, 'O Samba Poconé', 1996, levou o grupo a se apresentar na França, Estados Unidos, Chile, Argentina, Suíça, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. De lá para cá, a história da banda é bem conhecida.

Em junho de 2011, o Skank se tornou a primeira banda brasileira a ganhar um Leão de Ouro no Cannes Lion, um importante prêmio de publicidade mundial. O prêmio foi dado ao projeto Skankplay, uma plataforma que possibilita que qualquer pessoa simule uma jam session com o Skank e participe do clipe da música 'De Repente'. O projeto - criado pelo coletivo DonTryThis, em parceria com o Skank - , foi premiado na categoria Melhor Uso de Mídia Social.

Zaneti é casado e tem três filhas, Sofia, Estela e Maria Vitória.