Monday, September 26, 2016

PAULINO CÍCERO DE VASCONCELLOS, PERSONAGEM DE RENOME NACIONAL

O escritor dionisiano Fábio Americano biografou brilhantemente a vida de um dos pratianos mais ilustres da história da Cidade. Advogado formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e político Paulino Cícero de Vasconcellos, nascido em 12 de fevereiro de 1937, filho de José Matheus de Vasconcellos (Médico conhecido como o “Operário do Bem”) e Maria de Castro Drumond Vasconcellos. Ingressou na vida pública em 1959, quando assumiu a Prefeitura de sua Cidade até 1963.

Foi também Deputado Estadual por dois mandatos e Federal em quatro ocasiões. No Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados participou de inúmeras Comissões Mistas, Permanentes e Especiais. Foi também Secretário de Educação de Minas Gerais (1979-1980). Em 1988 tornou-se presidente da Usiminas, e quatro anos depois, tomou posse como Ministro de Estado das Minas e Energia . Foi membro do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce (1987-1988) e em novembro de 2007 assumiu a presidência do Sindicato da Indústria do Ferro de Minas Gerais (Sindifer-MG).

Paulino Cícero representou o Brasil em inúmeras missões oficiais: observador na Reunião de Estudos dos Meios de Luta contra a Poluição no Mar Mediterrâneo, Palma de Mallorca, Espanha, 1982; Membro da Comitiva Presidencial à Abertura da Sessão Anual da ONU, Nova Iorque, 1982; Chefe da Delegação Parlamentar que visitou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a República Democrática Alemã, a convite do Soviet Supreme e da Volkskammer respectivamente, 1983; visita ao Parlamento,  Universidades e às Industrias Petrolíferas e Nuclear da Inglaterra, a convite do Governo Britânico, 1984; Delegado ao Congresso do Instituto Internacional do Ferro e do Aço, como Presidente da Usiminas, Seul, Coreia, 1988; Observador Parlamentar na 81ª Reunião da Conferencia Internacional do Trabalho, Genebra, Suíça, 1994.

Entre as condecorações recebidas estão a Ordinul Tudor Vladmirescu, Romênia, 1975; Medalha Santos Dumont, Ouro Preto, 1979; Medalha de Honra da Inconfidência, 1980; Ordre des Palmes Académiques, Ministério da Educação da França, 1981; Grande Medalha de Inconfidência, 1982; Ordem do Mérito, Congresso Nacional; Ordem do Mérito Naval e Ordem do Mérito, Governo do Distrito Federal.

Obras Publicadas: 'Nossa Política do Estanho'; 'Plano Siderúrgico Nacional'; 'Nossa Política de Minas e Energia'; 'A Fecunda Convivência'; 'A Fecunda Convivência dos Povos'; 'Acordo Nuclear Brasil-Alemanha'; 'Gás Liquefeito de Petróleo no Brasil'; 'Estudo sobre o Negro no Brasil pós-abolição'; 'Um Pouco de Memória'.

Foi casado com Maria Célia Martins da Costa Vasconcellos (in memoriam), com quem teve três filhos: Luís André, Marco Aurélio e Daniela Martins da Costa Vasconcellos.

HOMENAGEM

É Cidadão Honorário de Ipatinga. "Em um ato de coragem, ele contrapôs a toda orientação governamental ao assumir a responsabilidade de reajustar significativamente os salários dos funcionários, o que acabou lhe custando o cargo na empresa. Um homem com a história de Paulino Cícero merece realmente uma homenagem dessa grandeza, justificou o autor da Resolução que lhe concedeu o título, o Ex-Vereador Altair Vilar”.

Na ocasião, o também Vereador Lauro Botelho disse que o pratiano 'lutou incondicionalmente pelos funcionários, e acabou perdendo o emprego por isso, mas saiu por cima, com honra, e uma das maneiras de valorizarmos sua atitude é exatamente através do Título de Cidadão Honorário de Ipatinga'.

Finalmente, pode-se afirmar que de 1958 até 2002 (aproximadamente) não houve realização alguma em nosso Município de São Domingos do Prata e Região que não tivesse tido a sua participação efetiva ou colaborativa, justiça seja feita.




Ailton Petrônio de Castro