Thursday, September 29, 2016

SÃO JOSÉ DO GOIABAL

Distrito instalado em 8 de dezembro de 1929, em virtude do dec. 1085, que transferiu a séde do distrito de Santa Isabel para aquela localidade.

Limita com os distritos de Ilhéus, Dionísio, Vargem Linda e pelo Rio Dôce, com o município de Rio Casca.

Dista sua séde, da do município 42 km.

Tem em sua séde escolas reunidas de instrução primária, agência postal, templo católico e água potável, cuja instalação se verificou em 1º de janeiro de 1939.

É ligada a Rio Casca por estrada de automóvel, assim como a Nova Era, e " estrada de Ferro Central do Brasil."

HISTÓRIA: - Até 1914, a localidade se denominava Goiaba, habitada por pretos insubordinados e de maus costumes.

Instalou-se alí o prestimoso cidadão Manoel Ribeiro da Torre Júnior, pertencente a tradicional e acatada família do município e que, como autoridade, foi corrigindo o pessoal até que outras famílias se animaram a alí se estabelecer, visto já haver algum respeito no lugar.

Começou em 1915 a construção de um templo católico, cujos serviços já se acham quasi concluidos.

A primeira professora que funcionou na localidade, foi D. Alzira Ribeiro Torre, seguindo-a D. Olímpia Correia. Atualmente : D. Nair Morais, D. Ana Carolina de Castro, D. Maria Luzia Morais e D. Maria Riscala.

Correio : Instalado em 15 de novembro de 1927.

Juiz de Paz : Melquiades da Silva Perdigão.

Escrivão : Antônio Coelho Linhares.

Merece ser classificado benemérito e fundador do lugar o cidadão Manuel Ribeiro Júnior, não só quanto à moral e bons costumes implantados na localidade, como também concorrendo para tudo que dependesse de numerário, pecuniariamente falando, não medindo despesas quando se trata de melhoramentos locais, como se deu na instalação da Vila e da agência postal, cuja festa foi feita pelo mesmo em sua própria residência.

Fonte: História do Município de São Domingos do Prata 1946