Sunday, January 31, 2016

Como se relacionar bem com seus colegas de trabalho


Muitos que estão lendo esta matéria podem estar iniciando sua vida profissional numa empresa ou num negócio, como estagiário, como trainee ou como empregado efetivo.
Nessa fase, cheia de dúvidas e expectativas, há a necessidade de conciliar a vida pessoal, financeira, estudantil e sentimental com essa nova situação. O que fazer para ter sucesso? Como lidar com tudo isso, principalmente com as pessoas?
Por incrível que pareça, essa é a parte mais complicada do trabalho. Relacionamento humano não tem fórmula ideal. Cada pessoa tem uma reação totalmente diferente com relação aos mais diversos assuntos. Mas, é preciso chegar a um ponto comum: manter uma boa convivência. Afinal, na maioria dos casos, passamos em média um terço de nossa vida diária no trabalho.
Ideal seria que todos se considerassem como parte de um time. Nada de chefes, nada de subordinados, nada de arrogância…Até interessante o que ouvimos dia desses no saguão de um aeroporto, onde a pessoa ao lado falava ao telefone e dizia: “olha, fulano não é meu funcionário; ele é um colaborador da nossa empresa, ele é um integrante do meu time…”. Mas, na verdade, é preciso hierarquia e é necessário e importantíssimo o relacionamento humano na empresa.
Aí vão algumas dicas que podem ajudar muito na Sua Carreira.
1. Normas de Boas Maneiras (a famosa educação)…
. Procure cumprimentar todas as pessoas que encontrar, na chegada e na saída.
. Parece que não, mas fica sempre muito bem dizer: “Por favor”, “Com licença”, “Obrigado(a)” e “Desculpe-me”.
. Seja atencioso, cordial e gentil. Evite, no trato habitual, expressões ou modismos como: “gordo”, “careca”, “mano”, “idiota”, “meu bem”, “querida”, “meu amor”, “minha flor”, ”nego”, “gata” ou “gato”. Melhor perguntar às pessoas como elas querem ser tratadas: “senhor”, “senhora”, “senhorita” ou, simplesmente: você.
. No local de refeição, mantenha as boas regras. Ex. coma com a boca fechada. Coma devagar.
. Fale sempre bem de seus colegas de trabalho, da empresa e de seus superiores.
. Não fale de problemas pessoais ou profissionais especialmente na presença de pessoas estranhas.
. Mantenha a limpeza em seu local de trabalho, na sua mesa, sua sala, seus equipamentos, nas instalações da empresas.
. Seja organizado com seus pertences e com seu material de trabalho.
. Apresente-se decentemente vestido para o trabalho. Ex. Penteie o cabelo; escove os dentes.
2. Regras para uma boa convivência com os colegas
. Esteja sempre disponível. Existem tarefas para cada colaborador de uma empresa. Não se negue a fazer qualquer coisa para a qual for designado, mesmo que ela pareça que não esteja á sua altura e competência.
. Seja positivo. Todas as coisas parecem impossíveis de serem realizadas e de ter um resultado real. Mas, ajude desde o início com novas idéias. Nunca diga não!
. Se for um iniciante, estagiário ou trainee, esteja aberto a novas idéias, tecnologias. Não se feche em seu mundo. Pelo contrário, esteja aberto o máximo possível para aprender novas coisas.
. Seja pontual em seus compromissos. Pontualidade é sinônimo de responsabilidade e respeito aos demais. Pontual nos encontros, nas reuniões, na chegada à empresa, na execução de uma tarefa.
. Saber ouvir é um dom que nem todos possuem. Ouça mais e fale menos.
. Faça parte do time. Envolva-se no trabalho, nas atividades diárias. Se for possível, invista um pouco do seu tempo em pesquisa ou novas idéias para o grupo.
. Seja colaborador. Não desperdice seu tempo com atividades que não têm muito a ver com seu trabalho: lendo jornais, ou livros, fazendo trabalho da faculdade durante o expediente,jogos e chat na internet, namoro no telefone.
. Evite ser “puxa-saco”, assim evitará a ira dos colegas.
3. Regras de Caráter
. Procure mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento e empresa.
. Muitas vezes você será sondado para obter certas “vantagens”. Não entre nessa de querer levar vantagem de qualquer forma, onde estiver. Procure saber o que aconteceu com quem já se aproveitou temporariamente dessas “vantagens” e considere o que eles estão sentindo nos seus últimos dias (…no distrito policial mais próximo de você!).
. Lembre-se do ditado: “ é de pequenino que se torce o pepino”. Sua carreira está começando agora e é preciso formatar sua personalidade para o mundo dos negócios.
Enfim, talvez você já tenha ouvido ou lido algo sobre “Marketing Pessoal”… e não sabia exatamente do que se tratava. Entendeu agora que não se trata só da a aparência pessoal?

Thursday, January 28, 2016

CORAÇÃO

"Cada um dá o que tem no coração, e cada um recebe com o coração que tem."

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES PRATIANAS

O  Prata tem suas histórias, tradições, seus costumes e uma vivência muito amena entre seus habitantes, pois o nosso modo de viver não combina com fanatismos ou radicalismos, uma vez que herdamos a tradição de um povo ordeiro e pacífico de nossos antepassados. De quando  em vez buscamos escrever algo que demonstre essa convivência harmoniosa, que até nos apercebemos do modo de falar e das expressões mais usuais entre nossos conterrâneos no dia-a-dia, quer seja no comércio, na política, na prática religiosa, em família e até nas festas. Portanto, esse registro não tem o caráter de ofensa a quem quer seja, e sim de perpetuar a nossa história para as futuras gerações.



- Julinho de Sô Pelágio: Oh meu ídolo !

- Quincas do Banco: ocê é um sem vergonho !

- Duvalzinho: Cê num tem responsabilidade não ?

- Fábio Lana: Ah cá bobo oh !

- Modestino: Mestre !

- Valinho: Meu negócio é samba, cachaça e muié ! ...

- Sr. Pelágio: Oh Sô moço !

- João Toco:  Toco Ferrô ....Ferraste !

- Luizito Braga: Problema !

- Antônio Moita : 0014 azul pavão brabuleta !

- Cafifinha: Tá tudo lusco-fusco. . .

- Ogênio do Gandra: A rua é oter...

- Nô Barbeiro: Realmente...

- João Braz: Inclusive...

- Pedro Paulista: Paiaçada !

- Veveto: Oh porcada !

- Izaú: Oh cunhado !

- Joel Domingues  : Oh meu querido !


- Joãozinho de Emilio:  Oh trem sem base, esquisiteza danada...


 

- Geraldo Perereca : Cê pode  até sê  feliz, mas bunito ce né não  !


- Formiga : Oh xará !



- Luizinho de Sô Leandro : Oh raio sô !



- Bell de Sô Arthuzinho : Bom dia pra nós !

- Jair Arthuso : Totô virô !...




- Sô Lúcio Monteiro : Ocê é dos qualé ?


- Sô Lelé : Vem gente ... o churrasco tá acabando !


- Zé Tinduca : São Domingos de Gusmão agradece a sua

 doação.


- Dr. Antônio : Você é muito baixo . . . 


- Cidú : Mamão é a mãe !


- Hugo César :Lagoa que tem piranha, jacaré nada de costas


  e macaco bebe água no canudo...


- Prof. Egydio Zanetti : Assim vou ter que mandar o


 senhor pra a Sibéria.


- Moisés Lana : Emocionante !...



- Vó Leonor : Mesmo ruim tá bem bão né ?


- Vô Zé Luis : Lugar de peso é no chão...


- Mãe Analita : Ih menino cê tá muito  momento !


- Geraldo Nolê : Jesus tem poder !


- Irmã Leonor : Sangue do cordeiro !


- Irmão João : Há controvérsia ...


- Irmã Gorett : Tá bacana !...


- Sô Mário Carcereiro : ....por conseguinte


- Maruska : Oh carinha pô...



- Buda : O mundo até que é bom, mas as pessoas que

 atrapalham ele...

-  Bolão : Oh amigão !



Wednesday, January 27, 2016

C'EST LA VIE

A vida é bruta. Não conte com  carinhos na nuca nem cafunés pra dormir. Ela nos solta na multidão. É treinamento que prediz sofrimento. E sabemos disso. Tentar fugir de suas teias por temermos a queda. E seguimos com olhares clementes,  mãos trêmulas e pedidos de misericórdia.

Tuesday, January 26, 2016

FRASE DO GRANDE ESTADISTA DEMOCRATA AMERICANO - PRESIDENTE KENNEDY

Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.
John F. Kennedy

Monday, January 25, 2016

A SIMPLICIDADE É SIMPLESMENTE SIMPLES

A simplicidade nos encanta, olhamos com outros olhos cada detalhe, pois fomos invadidos por uma sensação gostosa que nos faz ansiar viver cada milésimo de segundo muito mais intensamente. Sem urgências, sem pesos, sem amarras. O amor vem para sarar feridas, impulsionar sonhos, resgatar esperanças e nos ajudar a ser melhor do que somos. 

Na realidade viver com simplicidade é apenas saber o que lhe é suficiente, mesmo porque a abundância, por vezes acaba em desperdício.

Viver com simplicidade é entender o que lhe é suficiente. A suficiencia nem sempre esta apenas no material, mas sim no afeto, no toque, na saúde e no alimento.

O excesso de busca em consumir causa-nos a impressão de que sempre está nos faltando algo, o que nos afasta da idéia de que desejo é diferente de necessidade.

A abundancia em excesso acaba em descarte, fruto da consumolatria citada pelo Prof. Mario Sérgio Cortella.

O excesso de tecnologia no mundo virtual tem sua importância, mas não substitui o afeto, a presença, o toque, o aroma e o tão necessário abraço.

Quando  nossos desejos movidos pela propaganda nos envolvem, a angustia toma conta de nosso interior. O excesso de escolha passa a ser uma armadilha.

Então temos que ser firmes em nossos focos, definir nosso norte, porque navio que está afundando acaba por atracar em qualquer porto.

Não é incomum que a nova geração  confunda desejo com necessidade, pensando mais em querer tudo para agora, prá já, ignorando que tudo na vida é resultado de conquista.

Santo agostinho já dizia que " o supérfluo dos ricos  é propriedade dos pobres ", levando-nos ao entendimento de que a esperança tem duas filhas, a indignação e a coragem -  a primeira nos ensina a não aceitar as coisas; e a segunda, a mudá-las. 

Sunday, January 24, 2016

LEMA DE VIDA

Se passamos e não ficamos, não há razão para voltar.

DISTÂNCIA

A distância é de fato curiosa! Tanta gente do lado, ali, tão ao alcance da mão e por vezes tão distantes; ao passo que outras, diária e fisicamente distantes NUNCA deixam de estar perto, dentro, presentes, constantemente ao nosso lado. Do lado do coração, do corpo e da alma..

O FUTURO DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS

   Sabemos que nobreza, sublimidade e compreensão são virtudes raras, mas existem.

Analisando a situação do nosso país ouvindo economistas e cientistas políticos percebemos que esta talvez seja a maior crise que já enfrentamos.

A crise é financeira, moral, ética e política. Não temos lideranças no país dispostas ao diálogo.

Como sabemos o Brasil possui cerca de 5.570 Municípios, só em Minas Gerais 853, a grande maioria depende exclusivamente da Receita do Governo Federal do Fundo de Participação dos Municípios. Não é preciso ser economista para saber que o nosso Produto Interno Bruto caiu. A Previdência Social é deficitária, a saúde em péssimo estado (basta ver os telejornais), os investimentos não acontecem porque há uma crise de confiança, apagões e falta de água.

Dito isto, não é difícil deduzir as dificuldades que nos ocorrerão nos próximos anos. Não há dinheiro, como se sabe, não se paga 2 com 1, então estaremos à espera de um toque mágico ou de um milagre.

ASSIM SENDO, A CADA CIDADÃO CABE A RESPONSABILIDADE POR SUA CIDADE, ENTÃO PERGUNTA-SE :

 A população sabe o valor das Receitas e das Despesas de sua Cidade ?

Quem acompanha o desempenho econômico sabe que não há perspectiva de melhora nos próximos anos e que
o povo precisa ser esclarecido quanto aos convênios e as exigências que transferiram para os Municípios a responsabilidade pela saúde e pela educação.

E mais, o Gestor Público hoje responde até com a penhora de seus bens pessoais, em caso do não cumprimento fiel da legislação ou ação que tenha sido danosa ao interesse coletivo.

A situação que se deslumbra mostra um futuro que requer muita cautela ( prudência e caldo galinha nunca fizeram mal a alguém) .

Os pequenos Municípios serão os que mais dificuldades terão, razão pela qual os partidos políticos, as lideranças, os representantes das entidades deveriam assentar-se à mesma mesa, despidos das vaidades e dos interesses pessoais ( e não torcerem para o quanto pior, melhor ) e tentarem elaborar um plano de ação para estes Municípios, uma vez que está em jogo a sobrevivência deles, basta ver o caos em que se encontra a saúde pública, o desemprego, a falta de novos empreendimentos além da total falta de confiança nos políticos, num desencanto geral.

Não somos todos interessados no bem coletivo ? Hora de demonstrar isto, abrindo-se ao diálogo.

A sugestão é uma utopia ? Impossível ? – Pode até ser, mas prestem atenção no que está acontecendo e verão que esta sugestão não é tão absurda quanto possa parecer, mesmo porque o ser humano é incendiário aos vinte anos, mas torna-se bombeiro após os quarenta q e não se pode, pode por questão partidária, torcer para o quanto pior, melhor.

 Especificamente falando Prata, é a nossa Terra, aqui nasceram nossos pais, nossos filhos, também escolhemos para viver e aplicar nosso dinheiro, quer seja em moradia, comércio e prestação de serviços, então tenhamos muito cuidado; vamos unir-nos em torno de nossa Cidade, não é hora de criticar e sim de ajudar. Tivemos problemas no passado com uma fábrica de arame farpado e com uma usina de álcool que não deram certo, então vamos valorizar as empresas que aqui temos, como o caso da Anchieta Alimentos que dá inúmeros empregos.

Finalmente, sejamos mais bairristas, vamos cuidar da nossa cozinha e não nos preocuparmos com a sala de visitas do outro, e estejamos conscientes de ninguém, nem o Governo Estadual ou Federal virão aqui nos socorrer. Busquemos nós mesmos as nossas soluções e esqueçamos esta coisa de siglas partidárias, e vamos pensar em nossa querida terra natal.

HORA DE UNIÃO E NÃO CRITICAR.

Saturday, January 23, 2016

O MISTÉRIO DO SILÊNCIO

Nem o mais perfeito discurso ou a mais eficiente explicação conseguem dizer mais do que a  dor em mudo silêncio silencioso.

O VALOR DO SILÊNCIO

SE ESTIVER DIFICIL AVALIAR A DOR DO  PRÓXIMO, CONFORTE-O COM O SILÊNCIO.

LIBERDADE

Há momentos infelizes em que a solidão e o silêncio se tornam meios de liberdade.
Paul Valéry

Friday, January 22, 2016

TRABALHO

Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém, mas quem ganha mais do que come sempre come o pão de alguém...

Thursday, January 21, 2016

SOLICITAÇÃO

SOLICITAMOS O EMPENHO DE TODOS NO SENTIDO DE QUE AS OBRIGAÇÕES A SEREM CUMPRIDAS NO INÍCIO DE CADA ANO SÃO BEM MAIORES  E COM PRAZOS A  SEREM CUMPRIDOS.

HOUVERAM MODIFCAÇÕES NA LEGISLAÇÃO DO ICM - E NÃO PODEMOS ENTENDER QUE AS MUDANÇAS SÃO APENAS PARA QUEM TRABALHAR COM O ICMS, E SIM REFEREM-SE A TODOS, MESMO PORQUE O SERVIÇO DE ESCRITÓRIO FUNCIONA COMO UMA CORRENTE, SÃO ENTRELAÇADOS E PORTANTO DIZ RESPEITO A NÓS TODOS.

NESTA SEXTA-FEIRA MAXUEL E MAIS ALGUNS OUTROS MARCARAM UMA IDA À AF DE JOÃO MONLEVADE EM BUSCA DE MAIORES ESCLARECIMENTOS.

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO E A DEDICAÇÃO DE TODOS, POIS É A NOSSA EFICIÊNCIA QUE PAGA NOSSOS SALARIOS.


AGRADECIDAMENTE,  


Escritório AGE

AILTON PETRONIO DE CASTRO                                                                           21 JAN 16

Friday, January 15, 2016

O FUTURO DOS PEQUENOS MUNICÍPIOS



     Sabemos que nobreza, sublimidade e compreensão são virtudes raras, mas existem.

     Analisando a situação do nosso país ouvindo economistas e cientistas políticos percebemos que esta talvez seja a maior crise que já enfrentamos.

     A crise é financeira, moral, ética e política. Não temos lideranças no país dispostas ao diálogo.

     Como sabemos o Brasil possui cerca de 5.170 Municípios,  só em Minas Gerais 853, a grande maioria depende exclusivamente  da Receita do Governo Federal do Fundo de Participação dos Municípios. Não é preciso ser economista para saber que o nosso Produto Interno Bruto caiu. A Previdência Social é deficitária, a saúde em péssimo estado (basta ver os telejornais), os investimentos não acontecem porque há uma crise de confiança, apagões e falta de água.

      Dito isto,  não é difícil deduzir as dificuldades que nos ocorrerão nos próximos anos. Não há dinheiro, como se sabe,  não se paga 2 com 1, então estaremos à espera de um toque mágico ou de um milagre.

       ASSIM, SENDO CADA  CIDADE  RESPONSABILIDADE DE SEUS PRÓPRIOS HABITANTES, PERGUNTA-SE:

1) A população   sabe o valor das Receitas e das Despesas de sua Cidade ?


   Quem acompanha o desempenho econômico sabe  que não há perspectiva de melhora nos próximos anos e  que
 o povo precisa ser esclarecido quanto  aos convênios e as exigências que transferiram  para os Municípios a responsabilidade pela saúde e pela educação.

 E mais, Gestor Público hoje responde até com a penhora de  seus bens pessoais, em caso do não cumprimento fiel da legislação ou ação que tenha sido danosa ao interesse coletivo.

       A situação que se deslumbra mostra um futuro que requer  muita cautela ( prudência e caldo galinha nunca fizeram mal a alguém) .

       Os pequenos Municípios serão os que mais dificuldades terão, razão pela qual os partidos políticos, as lideranças, os representantes das entidades deveriam assentar-se à mesma mesa, despidos das vaidades e dos interesses pessoais ( e não torcerem para o quanto pior, melhor ) e tentarem elaborar um plano de ação para estes  Municípios, uma vez que está em jogo a sobrevivência deles,  basta ver o caos em que se encontra a saúde pública, o desemprego, a falta de novos empreendimentos além  da total falta de confiança nos políticos, num desencanto geral.

Não somos  todos interessados no bem coletivo ? Hora de demonstrar isto, abrindo-se ao diálogo.

       A sugestão é uma utopia ? Impossível ? – Pode até ser, mas prestem atenção no que está acontecendo e verão que esta sugestão não é tão absurda quanto possa parecer, mesmo porque o ser humano é incendiário aos vinte anos, mas torna-se bombeiro após os quarenta.

        Quem viver, certamente verá !  


Thursday, January 14, 2016

EDUCAÇÃO É FUNDAMENTAL

Nada me entristece mais do que conviver com pessoas mal educadas, pior é perceber que 

reservamos nossa tolerância e gentileza para os estranhos e maltratamos os mais próximos e queridos,  ou seja, nossos pais e irmãos.



Com o mundo louco de hoje em dia, está cada vez mais necessário mostrar educação e paciência. Trabalho com educação e percebo que o meu trabalho é infinitamente mais difícil, principalmente quando notamos que algo está mudado em nossa sociedade. Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que seja extremamente educado em suas ações, não é impossível, mas é raro. Antigamente isso já foi mais comum e parece que educação e gentileza são palavras do passado. Por não ter justamente isso que o mundo está do jeito que está. A falta de paciência de alguns com a falta de educação de outros.
            A educação  e os bons costumes não são praticas que foram criadas nos dias de hoje , é bastante antigo, desde o tempo em que homem jogava sua blusa em cima de uma poça de água para a mulher passar, puxava a cadeira para ela sentar, entre outras coisas. Por muitos lugares que andamos hoje nem o básico “Muito obrigado” ouvimos. Palavras básicas e essenciais para evitar qualquer transtorno e ter o mínimo de educação “Muito obrigado”, “Com licença”, “Por favor” e “Me desculpe”, palavras assim são simples, mas nem todos utilizam. Não somente usar de tais palavras, mas evitar situações inadequadas também é sinal de boa educação.
            É muito comum encontrar pessoas que não sabem se comportar dentro de um grupo e muitas vezes essas pessoas são chamadas de anti-sociais, normalmente não pensam no outro ou na coletividade, sempre estão preocupadas em fazer o que querem sem se preocupar se estão agradando ou não.  
            Devemos ter a consciência de que uma pessoa mal educada sempre trabalha de mau humor, porque não sabe ser feliz. Não sendo feliz, a má educação, apresenta-se como um sintoma colateral e assim sendo, não gosta do que faz, não é feliz no amor, tem casa, mas não tem um lar, não tem amigos, não tem família.
            O encontro com uma pessoa mal educada deve fortalecer nossa atitude de não sermos igual a ela. A reação diante de uma pessoa mal educada deve ser tratá-la com gentileza.
            Se você deseja ser educado, confira algumas dicas que nós daremos. Primeiro de tudo é importante manter a calma e ter autocontrole. Ninguém é educado se fizer drama independente da situação. Chamar a atenção definitivamente não é sinal de uma pessoa educada, pois pessoas educadas são discretas, tente não utilizar palavrões, essa também é uma maneira de não chamar a atenção. Não fale sobre vulgaridades, uma pessoa educada não toca nesse tipo de assunto e a linguagem diz muito sobre o que a pessoa representa. Cuidar da aparência é essencial, pode ser esquisito, mas se você estiver bem cuidado e bem arrumado já passa uma impressão de uma pessoa mais educada. Ainda na aparência, tome cuidado com sua postura, uma postura desleixada é sinônima de desorganização e bagunça e não de educação.
            O respeito é um item extremamente importante da educação. Para se mostrar educado com alguém, respeite-a e você também será respeito, afinal gentileza gera gentileza. Todas essas dicas servem para o mundo inteiro e para que as pessoas possam mudá-lo começando por si mesmas.

ISTO MACHUCA E MUITO ... PERGUNTE A SUA FAMÍLIA


Reservamos nossa tolerância e gentileza para os estranhos e maltratamos os mais próximos e queridos como nossos pais e irmãos.

EVOLUINDO

Comecemos a amar uns aos outros. Comecemos em casa, com nossos filhos, nossos parentes, amigos, vizinhos e estranhos. Na realidade não somos estranhos. Estamos em um corpo humano e fazemos parte  do mesmo ser. Amemo-nos uns aos outros.

A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO

Outro dia conversávamos sobre a vida há quarenta e cinco anos anos e enumerávamos quantas mudanças tivemos neste período. Algumas coisas facilitaram, outras ainda nos deixam saudosos, porque a gente se sentia mais perto uns dos outros. As pessoas conversavam mais e não se teclava celular durante um diálogo. O respeito era uma coisa natural, a educação, o carinho pelos nossos professores era algo de sensacional.“Desculpe-me”,“Perdoe-me”,“Obrigado”, “Eu perdôo você”, ainda existiam. Nada nos  entristece mais do que conviver com pessoas mal educadas, pior ainda é perceber que reservamos nossa tolerância e gentileza para os estranhos e maltratamos os mais próximos e queridos,  ou seja, nossos pais e irmãos.
Com o mundo louco de hoje em dia, está cada vez mais necessário mostrar educação e paciência. Trabalho com educação e percebo que o meu trabalho é infinitamente mais difícil, principalmente quando notamos que algo está mudado em nossa sociedade. Nos dias de hoje é raro encontrar alguém que seja extremamente educado em suas ações, não é impossível, mas é raro. Antigamente isso já foi mais comum e parece que educação e gentileza são palavras do passado. Por não ter justamente isso que o mundo está do jeito que está. A falta de paciência de alguns com a falta de educação de outros.
            A educação  e os bons costumes não são praticas que foram criadas nos dias de hoje , é bastante antigo, desde o tempo em que homem jogava sua blusa em cima de uma poça de água para a mulher passar, puxava a cadeira para ela sentar, entre outras coisas. Por muitos lugares que andamos hoje nem o básico “Muito obrigado” ouvimos. Palavras básicas e essenciais para evitar qualquer transtorno e ter o mínimo de educação “Muito obrigado”, “Com licença”, “Por favor” e “Me desculpe”, palavras assim são simples, mas nem todos utilizam. Não somente usar de tais palavras, mas evitar situações inadequadas também é sinal de boa educação.
            É muito comum encontrar pessoas que não sabem se comportar dentro de um grupo e muitas vezes essas pessoas são chamadas de anti-sociais, normalmente não pensam no outro ou na coletividade, sempre estão preocupadas em fazer o que querem sem se preocupar se estão agradando ou não.  
            Devemos ter a consciência de que uma pessoa mal educada sempre trabalha de mau humor, porque não sabe ser feliz. Não sendo feliz, a má educação, apresenta-se como um sintoma colateral e assim sendo, não gosta do que faz, não é feliz no amor, tem casa, mas não tem um lar, não tem amigos, não tem família.
            O encontro com uma pessoa mal educada deve fortalecer nossa atitude de não sermos igual a ela. A reação diante de uma pessoa mal educada deve ser tratá-la com gentileza.
            Se você deseja ser educado, confira algumas dicas que nós daremos. Primeiro de tudo é importante manter a calma e ter autocontrole. Ninguém é educado se fizer drama independente da situação. Chamar a atenção definitivamente não é sinal de uma pessoa educada, pois pessoas educadas são discretas, tente não utilizar palavrões, essa também é uma maneira de não chamar a atenção. Não fale sobre vulgaridades, uma pessoa educada não toca nesse tipo de assunto e a linguagem diz muito sobre o que a pessoa representa. Cuidar da aparência é essencial, pode ser esquisito, mas se você estiver bem cuidado e bem arrumado já passa uma impressão de uma pessoa mais educada. Ainda na aparência, tome cuidado com sua postura, uma postura desleixada é sinônima de desorganização e bagunça e não de educação.
            O respeito é um item extremamente importante da educação. Para se mostrar educado com alguém, respeite-a e você também será respeitado, afinal gentileza gera gentileza. Todas essas dicas servem para o mundo inteiro e para que as pessoas possam mudá-lo começando por si mesmas.

ORIENTE SEU FILHO



Aprender a orientar sem lhes limitar o caminho. 

O futuro profissional dos filhos é uma preocupação natural para todos os progenitores, sobretudo quando se aproxima o momento de fazer opções determinantes: a escolha por uma determinada área, a candidatura à faculdade, a decisão de continuar ou não os estudos... Na verdade, os pais têm um papel determinante nas escolhas academicas e profissionais dos seus filhos. Afinal, eles são o seu primeiro modelo e, por norma, é a eles que os filhos não querem desiludir quando tomam este tipo de decisão. 

Ajudá-lo a conhecer-se

 Não fique impaciente. Procure ser compreensivo e perceba que o seu filho deverá estar a sentir uma grande frustração. Os pais devem ser um “porto de abrigo” e não mais uma fonte de stress. Uma cobrança constante não é definitivamente a solução para este problema. 
 Se alguns jovens verbalizam as suas emoções e mostram do que gostam, outros são bastante mais tímidos e têm dificuldade em evidenciar o que pensam. Assim, um dos papéis mais importantes que os pais podem ter neste processo é ajudar o filho a perceber quem é e quais são os seus pontos fortes.
 Se algumas pessoas não fazem ideia do caminho que devem escolher porque têm a sensação que não são particularmente boas em nada, outras sentem-se perdidas porque têm tantos interesses que não sabem para onde devem direcionar a sua atenção. Fazer um balanço de interesses pode ser um bom ponto de partida nos dois casos.  
 Para quem nunca sentiu qualquer tipo de vocação, o segredo pode estar em explorar áreas que até ai não tinha sequer considerado. Quem sabe onde se esconde um potencial talento!... 
 Para os que têm interesses muito diversos, uma listagem de todos é essencial para uma análise e uma seleção objetiva. A ideia é ir fazendo uma redução por etapas até reduzir a lista a três ou cinco áreas chave. 
 Se a escola não disponibilizar um serviço de aconselhamento vocacional, procure empresas ou psicólogos na sua área de residência que possam ajudar o seu filho a tomar uma decisão fundamentada.

Conhecer as opções disponíveis

 Procure dar ao seu filho uma ideia do que é o mercado de trabalho: áreas com maior saída profissional, áreas com propensão a crescer a médio prazo, áreas mais complicadas...   
 Resista à tentação de pressionar numa determinada direção ou sugerir abdicar daquilo que realmente gosta com base nas tendências do mercado de trabalho.  Tenha sempre em mente que esta deve ser uma escolha pessoal.  Por vezes as pessoas não têm uma noção muito correta das atividades que envolvem uma determinada profissão. Ajudá-las a informarem-se mais sobre a parte prática de cada função, seja através da leitura, observação ou mesmo do contacto direto com profissionais dessa área, pode ser importante.
 Algumas pessoas sentem-se desmotivadas porque não se reveem nos cursos mais tradicionais. Mostre ao seu filho que um curso superior não tem necessariamente de ser na área da Gestão, Economia, Direito, Engenharia ou Medicina. Há uma oferta cada vez mais variada de cursos superiores, basta informar-se e ver o que pode ir de encontro aos seus interesses. 
 Se o seu filho não tem interesse em passar muito mais tempo a estudar para obter um “canudo”, tenha a flexibilidade para ver que os estudos superiores são uma forma de entrar no mercado de trabalho, mas não são a única. Há instituições de formação profissional que têm uma vasta oferta de cursos práticos e que podem dar uma rápida entrada no mercado de trabalho. 
 Em Portugal o ano sabático ainda não é um caminho muito explorado. Mas se nota que o seu filho está mesmo muito perdido, porque não oferecer-lhe a possibilidade de fazer um “ano de reflexão”. Seja a viajar ou mesmo sem sair de casa, esta pode ser a oportunidade de conhecer melhor o mundo que o rodeia e de fazer uma auto-avaliação mais profunda. 
 Poderá também incitar o seu filho a passar um ano a trabalhar, especialmente se ele estiver a pensar seguir os estudos numa determinada área, mas ainda não estiver completamente certo da sua escolha. Estágios e voluntariado podem ser uma boa porta de entrada para uma realidade que se pretende conhecer.

DEIXE A SEUS FILHOS A HERANÇA VERDADEIRA





"... Quase sempre, os que aprenderam a suportar a pobreza é que sabem administrar, com mais proprie­dade, os recursos materiais.

Por esta razão, um tesouro amontoado para quem não trabalhou em sua posse é, muitas vezes, causa de crime, separatividade e perturbação.

Pais trabalhadores e honestos formarão nos
fi­lhos a mentalidade do esforço próprio e da coope­ração afetiva, ao passo que os progenitores egoístas e descuidados favorecerão nos descendentes a inu­tilidade e a preguiça ..." (Emmanuel/Chico Xavier )

As pessoas mais produtivas, maduras e úteis à sociedade, tiveram a personalidade forjada nas dificuldades, no treinamento da superação de obstáculos, na conquista pelo esforço próprio, nos estudos. Eis a maior herança que podemos deixar aos filhos.

ATENÇÃO PAIS E FILHOS

Confesso que tenho muito a aprender, embora na minha idade já era para estar fazendo mestrado em matéria de ser pai.

Costumo  dizer que fui pai quase na hora de ser avô.


Hoje poucos de nós temos assumido a condição de pais; por outro lado, filhos cada vez mais não aceitam o nosso controle.


Complicado!... Mas a verdade é que alguém tem que impor limites, pois isto é necessário. Alguém tem que exercer a paternidade, faz parte da nossa cultura e de nossos ensinamentos religiosos.


O pai não apenas tem que estabelecer as regras, mas tem que servir de exemplo também. Hoje em dia já não devemos preocupar-nos com pequenos defeitos mas sim com os desvios mais sérios de caráter. Reservar energia para assuntos mais importantes é sinal de sabedoria.


"Se você quis um filho, dedique-se a ele!"


Não existe nada na vida que se pode alcançar sem suar a camisa, empenhando-se seriamente. Os pais tem que ter disponibilidade para relacionarem-se com os filhos. É prioridade. Se não o fizerem,  a sociedade se incumbirá de fazê-lo, e não temos certeza se será da melhor forma possível.


Quanto aos filhos, devem entender que "liberdade" caminha junto com "responsabilidade", principalmente se perceberem que os seus pais agem assim, dando-lhes um bom exemplo de vida.

COMPORTAMENTO HUMANO



Um dos maiores erros que os cônjuges  podem cometer é criticar o outro, principalmente na frente dos filhos. Ouvir algo negativo sobre um de seus pais faz com que eles se sintam inseguros. Na verdade, quando o marido deprecia a esposa na frente de seus filhos, a tendência é que eles tomem o partido dela. Ou seja, agir dessa forma  pode fazer um grande mal para sua relação com seus filhos.

Guardar as suas opiniões para si mesmo é bastante difícil, mas é fundamental que você pense nos seus filhos e tente se controlar.

Os filhos têm a plena consciência de que são fruto da união de duas pessoas - o pai e a mãe -, então, quando um dos dois ofende o outro, está automaticamente ofendendo os próprios filhos, que foram feitos à sua imagem e semelhança. Pense que seus filhos certamente perceberão sozinhos quais são as suas qualidades e os seus defeitos e formarão a própria opinião.

A vida é assim, dá-nos sempre a possibilidade de melhorar.

FAMILIA

A função da família é buscar a cultura do encontro.