Thursday, February 09, 2017

EDUCAÇÃO

Sinceridade não é essa grosseria e truculência que temos visto. Não é possível haver eficiência onde existe intolerância. O que preocupa é que esta deselegância penetre no seio das famílias. Cada vez mais os  filhos são desrespeitosos com seus pais,  em nome de uma falsa modernidade e de reclamantes comedores de enlatados.

A verdade é que temos muitos críticos e pouca gente trabalhando. A crítica pela crítica não possui qualquer poder transformador. Mais do que analistas e doutores da lei,  precisamos de mais ação e menos teorias. Análises sem atitudes é hipocrisia e insensibilidade.

Tudo começa na família. Se a família vem sendo fragilizada com uma enxurrada de afrontas e ofensas entre pais e filhos, com alguns muitos orgulhosos de uma pseudo sinceridade que não passa de uma selvageria disfarçada em nome da franqueza. Truculência não é boa intenção.

Entendemos que pode-se dizer a verdade sem vociferar e agredir o próximo; isto tanto é verdade,  que tem muita gente acusando as pessoas de bom senso de hipócritas e outros acintes, pelo fato de estas pessoas usarem o tato e a cautela para lidar com o próximo.

Na visão dos míopes e defensores da arrogância, ser gentil é ser bobo, molenga, fraco, um banana.

Como está ficando difícil ouvir a verdade alheia, críticas e opiniões diversas !

Por estas e outras, vou devaneando lembrando da doçura de meu avô paterno, Zé Luís, da brisa da manhã, da hora da Ave Maria, dos olhos nos olhos durante uma bronca da minha mãe, observado pela doçura do meu pai; enquanto não vou-me embora pra Catende ...ou quem sabe Pomerode.

Valei-nos Deus!

Com toda sinceridade vamos resgatar a gentileza.