Wednesday, April 12, 2017

XÔ MANIPULAÇÃO

Não raro no mundo de hoje percebemos o quanto aumentou a tendência à manipulação e a chantagem sobre o outro, especialmente na família.

Acima de tudo a verdade no ambiente familiar deve prevalecer. Findou-se o tempo em que o pai pagava as despesas e a mãe cuidava da casa; hoje ambos trabalham fora e a educação foi transferida para os avós, babás e as escolas. Essa situação, de certa forma, impede aos pais o estabelecimento de limites, fazendo-os perder a autoridade, ficando reféns de jovens tiranos da geração Ipod, Coca-cola e Justin Bieber.

O manipulador é egoísta, não leva em conta os direitos, as necessidades e anseios dos outros e não aceita bem ouvir um "não".

A manipulação pode ser explícita ou velada, atuando na publicidade midiática, na sociedade e na política.

O manipulador não sente dificuldade em mudar de opinião por conveniência, culpa o próximo, critica e julga, comumente também faz-se de vítima e usa bem a bajulação para convencer.

Para fugirmos à manipulação precisamos ter muita atenção a nossa intuição, colocando-nos a certa distância do outro.

NINGUÉM PODE FAZER COM QUE SINTA ALGO SEM VOCÊ PERMITIR.

Quando cultivamos a soberania de nosso poder interior, criamos a capacidade de definir limites. Agradar sempre é impossível. Ver-nos na defensiva pode parecer ao manipulador que estamos sob a sua influência; razão pela qual devemos ter nossas assertivas, comunicando sem atacar, os nossos propósitos de vida.