Wednesday, August 02, 2017

NOVA ERA ESTAVA PROGRAMADA PARA TAMBÉM PERTENCER AO NOVO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA. A HISTÓRIA 127 ANOS APÓS.
Em 09 de março de 1890, ainda ser ter conhecimento do Decreto de emancipação (embora assinado em 1º de março, a publicidade na época era demorada), um jornal de Itabira publicou o artigo a seguir, sugerindo que São José da Lagoa (Nova Era), Alfié e Dionísio, não fossem retirados do território de Itabira para se integrar ao novo município).
“O TEMPO.
ÓRGÃO IMPARCIAL.
Cidade de Itabira, 09 de março de 1890.
Soubemos que a opulenta, populosa e florescente freguesia de São Domingos do Prata pretende os foros de Cidade e a constituição de um município do qual seja a sede.
São louváveis e dignos os desejos dos habitantes da mesma freguesia, rica pelo seu comércio, rica pela sua agricultura e rica pela sua população laboriosa, inteligente e honrada.
Simpático a esta pretensão que deseja ver coroada de bom êxito, ‘O TEMPO’ pede permissão para aventurar algumas considerações à respeito.
Pertencente ao antigo, tradicional e próspero município de Santa Bárbara, que se compõe de dez freguesias, das quais a maior parte cheias de animação e de elementos de progresso, a freguesia do Prata pode se emancipar da tutela de Santa Bárbara e compor um município futuroso se lhe forem agregadas as freguesias de São Miguel do Piracicaba e Vargem Alegre, desmembrada esta do município de Mariana que é enorme.
Compor-se-á o novo município, sem que fiquem extenuados os que devem lhe emprestar sangue e seiva.
São Miguel demora a 8 léguas de distância do Prata e Vargem Alegre cinco, sendo excelentes as estradas que comunicam estes pontos e estreitas as relações de comércio entre os mesmos.
Acresce que o Prata se liga a Vargem Alegre e com esta à Saúde, ponto terminal da linha férrea Leopoldina, que vem despertando, com o sibilo das locomotivas, as indústrias em todas as suas variadas manifestações.
Se o fato de receber de pronto o novo município os elementos de vida e progresso, que sabem desenvolver e animar as linhas de ferro, é bastante para que o Governo do Estado consagre a aspiração dos dignos habitantes do Prata.
Constituir, porém, o projetado município com uma só freguesia, que seja retirada do município de Itabira, é praticar uma verdadeira violência, consumar uma grande injustiça, reduzindo-se à perfeito cadáver o já tão depauperado município.
Todos sabem que, segundo os dados fornecidos pelo arrolamento da população, o município de Santa Bárbara possuía um excesso de população sobre o de Itabira.
Todos sabem que, mesmo assim, formou-se o próspero município de Sant’Anna de Ferros com as joias de Itabira: as freguesias de Ferros, Sete Cachoeiras e Joanezia, a sua melhor parte pela população e pela riqueza.
Como, pois, se pretende tirar ao mesmo as freguesias de Lagoas, Alfié e Dionísio? A que fica reduzido?
É impossível que as freguesias da cidade, Carmo, São Miguel e Antônio Dias, as três últimas pobres e de população escassa, possam firmar a estabilidade do município (........).
Não acreditamos que tal atentado se realize e muito menos que o golpe seja desfechado sobre a Itabira com o apoio e influência do distinto e nobre cavalheiro o honrado coronel João Gualberto Martins da Costa que se acha vinculado neste torrão pelos mais sagrados laços de sangue e de amizade, laços em que o trato do tempo e cultivo das relações, dia a dia, vão estreitando.”
Como se observa a pressão do jornal era para que o novo município de São Domingos do Prata incorporasse apenas o território de São Miguel do Piracicaba (Atual Rio Piracicaba), Vargem Alegre (atual Vargem Linda.
Exceto quanto ao território de Nova Era, que continuou na época, vinculado ao município de Itabira, Rio Piracicaba, Vargem Linda, Alfié e Dionísio, passaram a integrar o novo município.
Curtir
Comentar