Monday, November 27, 2017

SÁ MUNDICA FILOSOFA



Domingo passado fui visitar Sá Mundica. Encontrei-a sentada em seu sofá, do alto de seus noventa e seis anos, um pouco mais magra, agora apoiando-se numa bengala, mas com uma cabeça e uma memória de causar inveja e sempre disposta a agradar a todos. Boa prosa, broa de fubá, sorriso fácil, muito afeto e alegria de viver. Com imensa simplicidade e uma sabedoria ímpar, amor sem inveja, sem medo, amor de abraçar e de segurar as mãos da gente, amor disponível.
Conversamos sobre política, lembrou o Papa João XXIII e outras coisas. Contou-me que quando a elogiavam dizendo que ela ainda tinha uma “esperteza danada”; não gostava, acha o termo negativo no mundo de hoje, prefere a aprendizagem que nos leva à “sabedoria”.
         E não é que de repente ela comenta sobre a Martha Medeiros, Mário Sérgio Cortella e principalmente o Dr. Augusto Cury (seu escritor predileto). Aí não conseguiu segurar o pensamento aprendido nos livros do seu escritor preferido, mencionando com propriedade a nossa costumeira preocupação com o amanhã, já que ele inexiste. Comentou que remoer o passado é serrar serragem. Falou da brevidade da vida e que a infância e a velhice se encontram numa rapidez surpreendente. É dessa sabedoria que gosta de falar, das derrotas que adubam as vitórias e  das falhas que  irrigam a aprendizagem.
Finalmente, fez-me uma pergunta :
__ Meu filho, seja sincero, você está mais conectado às redes sociais ou ainda consegue manter-se conectado ao seu coração?
Boquiaberto, surpreso, fiquei sem resposta, e até finalizar este texto, a pergunta dela continuava a martelar em minha mente.

Fonte de Pesquisa : Revolucione Sua Qualidade de  
                                     Vida – Augusto Cury