Wednesday, January 17, 2018

VOU-ME EMBORA PARA O FACEBOOK

Eu estava pensando, já que estou semi aposentado, bem que poderia  mudar de Cidade. Pensei em Timóteo, pela simples razão de que lá tenho bons amigos;  a outra opção seria  para  Piúma, no Espírito Santo, lugar tranquilo, povo hospitaleiro e praia suave. 

Contudo,  há algum tempo, quando passei a observar mais detalhadamente o Facebook, estou pensando em mudar de idéia. Descobri que desejo morar nesta nova Cidade chamada Facebook. Nela só  tem gente bonita, bem maquiada, cabelos bem cortados e cuidadosamente penteados. Todo mundo é feliz.  São todos amigáveis, tratam o próximo muito bem, sentem saudades uns dos outros e consegue-se até dinheiro emprestado com os amigos virtuais; e mais, sem juros.

 De vez em quando reparo umas briguinhas entre torcedores do Cruzeiro e do Atlético, mas só de ' faz de conta ', no fundo eles sabem que  jogador de futebol é o como os políticos, não tem amor a nada, eles tem preço.

Percebo também umas picuinhas com os mesmos argumentos entre os que se dizem de esquerda e os que são classificados como de direita, embora, com toda boa vontade não consiga distingui-los bem;  fico a pensar : e o cara que é  canhoto de nascença para onde ele vai ?Antigamente, ainda  acreditava em ideologia ( sem fanatismo ), mesmo porque desde que o mundo é mundo o ser humano tenta subjugar o outro . A escravidão foi assim. O Império Romano, o Nazismo e o Fascismo também. Ditadores,  Czares e até  tu Napoleão Bonaparte ! Sem falar em Stalin,  Lênin, o Generalíssimo Franco,  além do antropófago Idi Amin Dada...Muamar Kadafi,  Saddam Hussein. 

Enfim a coisa parece cadeia alimentar, no Brasil partidos políticos se unem para ganhar as eleições, depois um quer delatar  o outro, para se manter só e não ter que dividir o produto da corrupção, igual enredo
de  filmes de faroeste, os bandidos se unem, para assaltar a diligência que transporta o ouro,  e  na hora da divisão do produto do roubo, acabam articulando traições , se matando, para ter menos com quem dividir o dinheiro. Como não tenho bandido de estimação, este assunto não me afeta.

Então cheguei a pensar em  mudar para este lugar chamado Facebook, mas como me demorei um pouco, chegou o período eleitoral e o face virou palco de situações inusitadas e discussões, não de projetos de interesse do povo, mas da vida pessoal das pessoas, com defesas corporativistas e comparações sobre quem roubou mais ou menos, eivado de pensamentos mesquinhos, tacanhos e agressivos em seus posts, que chegam a afrontar o direito alheio como a honra e a dignidade do outro. É deveras uma pena, restando-nos como sugeriu a nossa poetisa Adélia Prado : " vamos orar pelo nosso país ".

Fica  adiado meu projeto de mudança.