Thursday, January 18, 2018

PREFÁCIO

Tinha apenas doze anos quando o Paulino Cicero Vasconcelos - candidatou-se a Deputado Estadual - na mesma época o Dr. Geraldo Quintão morava e advogava no Prata, pois a sua Cidade Jaguaraçu, pertencia à nossa Comarca. Meu pai era companheiro político do Dr. Geraldo Quintão e já havia prometido seu voto a Ele.

Nenhum de nós, filhos, éramos eleitores. O que fiz? - Falei com minha mãe: 'Mãe, por favor, vote no Cicio de Dr. Matheus, eu queria votar nele mas sou menor, gosto muito do Dr. Matheus e do Cicio' (como o chamávamos), Ela deu o voto dela ao Paulino e o meu pai ao Dr. Geraldo Quintão. Como era um menino  meio politiqueiro, tinha eu, o meu tio Jadir que trabalhava na barbearia de meu pai, com o qual eu tinha uma grande cumplicidade, a minha mãe falava isto; e era verdade, cabalei o voto do meu tio para o Paulino. 

Faço este depoimento porque à época os partidos mais fortes no Prata eram a UDN - O PSD e o PR. Mas ninguém se preocupou com isto, O Paulino foi eleito pelo Vale do Piracicaba e o Dr. Geraldo Quintão também foi eleito, apoiado pela Região que hoje denominamos Vale do Aço: Marliéria, Jaguaraçu, Timóteo, Cel. Fabriciano, Antônio Dias e Ipatinga (com a Usina no início). O povo colocou o interesse da Cidade e da Região acima de tudo. Foi tão frutífero que o Paulino Cicero Vasconcellos, conseguiu por três vezes a  candidatura única para Prefeito do Prata.  A primeira, em 1970, com Dr. Antônio Roberto Lopes de Carvalho para Prefeito e o João Braz Martins Perdigão para Vice. Em 1972 foi feito novo acordo, com o Dr. Antonio Guido Rolla para Prefeito e o Sr. Geraldo Cota para Vice. Já em 1976, o último acordo,  com Dr. Antônio Roberto Lopes de Carvalho para Prefeito e o Zitinho Cota para Vice. Não só foi um período de muita paz social e de progresso, como o asfalto ligando com a BR 262, o asfalto para Nova Era, a vinda da Copasa, eletrificação em todos os Distritos do Município. A construção do novo prédio da Escola Estadual Marques Afonso, vinda da TELEMIG - nome à época da empresa de telefonia de MG - construção do novo prédio do Fórum, instalação da Agência do Banco do Brasil na Cidade, construção do Paço Municipal, implantação das extensões escolares nos Distritos, apoio ao Curso Técnico de Contabilidade mantido pelo Município e tantos outros feitos em favor da Cidade. 

Faço esta pequena dissertação para demonstrar que o diálogo e a união sempre fizeram parte do perfil comportamental do Dr. Paulino.  Assim, evoco o testemunho de um nosso outro historiador, o  Dr. Laércio Maciel, meu companheiro em várias tentativas de unirmos os políticos de nossa Terra, justamente porque entre nós a preocupação era nossa Cidade, não nos importando a qual partido éramos filiados.

Pois bem, tendo sido o Paulino Cícero eleito Prefeito de São Domingos do Prata aos 21 anos, posteriormente Deputado Estadual, Deputado Federal, Ministro das Minas e Energia, Secretário de Educação, Secretário de Minas e Energia, Secretário de Indústria e Comércio, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, também presidente da Usiminas, completa 60 anos de vida pública ilibada e íntegra, desfrutando no âmbito político de reconhecida idoneidade moral e certamente o maior expoente da Região do Médio Piracicaba e do Vale do Aço.

Registro pois, sua ação na educação, energia, saúde e estradas; além dos fatos que presencie como Vereador e Vice-Prefeito; podendo afirmar que de 1958 até 2002, não houve realização alguma em nosso Município que não teve a sua participação efetiva ou colaborativa, justiça seja feita; razão pela qual o autor desta Obra, Fábio Americano, eterniza a vida de um grande ser humano e excelente homem público.