Monday, April 09, 2018

INSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA

Algumas coisas tem de ser objeto de nossa vigilância. Uma é a chatice; a outra, a insistência.

O primeiro passo é fazer uma autoanálise, avaliando a sua convivência com o outro.

A chatice é também conhecida como o comportamento do indivíduo "sem noção", ou "sem desconfiômetro".

Falar alto ao celular ou contar e reclamar dos mesmos problemas todos os dias, o que é ?

O chato normalmente é visto como quem quer se destacar de alguma forma.

Outro dia alguém comentou comigo o seguinte: "Andar de salto alto no apartamento" ou "Não esperar o desembarque para entrar no vagão", seria o que?

Ser chato ou pouco civilizado são ações que se confundem. É preciso considerar que não se vive sozinho.Sentir-se incomodado com atos de incivilidade é muito comum, mas o pior é partir para a discussão. Afastar-se da situação é a melhor escolha.

Cabe-nos avaliar que o fato de persistir  ser considerado uma virtude, não faz da insistência uma necessidade.

Já me vi como chato quando corrigi alguém, ensinando-lhe a maneira correta de expressar as palavras desde então estou em vigilância comigo. Pego-me às vezes falando mais do que ouvindo, quando na verdade sei que a gente aprende quando ouve, tornando-me incapaz de resumir o que transformo em longo e cansativo relato. As risadas altas em local público também não parecem algo civilizado, assim como fazer piadas em momentos impróprios. O whatsapp pode nos tornar inconvenientes, inclusive ao replicar opiniões políticas em redes sociais.

Por fim, o "in" de insistência é um prefixo latino que traz a idéia de repetição de um objetivo.

Insistir pouco não ajuda a conseguir o que quer, insistir muito chateará o outro ou destruirá algo.

Já o prefixo latino "per" de persistência é uma busca incessante. Se persistir, poderá conseguir; se não, terá que ganhar de presente o que quer alcançar.

Você pode ser tudo, mas, por favor, tente não ser chato.